“Para nós, pequenos produtores, seria muito mais difícil trabalhar a marca, se não existisse essa vitrine do festival, que atrai empresários do segmento e turistas”. A declaração de Leilane Benevides, criadora da fábrica de chocolate com o nome da família, no sul da Bahia, foi dada no Chocolat Festival, que aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, se encerrando no último domingo (21). O maior evento do gênero da América Latina movimenta a zona turística Costa do Cacau, com o apoio do Governo do Estado. São 200 expositores, mais de 100 marcas e expectativa de R$ 20 milhões em negócios.
A Secretaria de Turismo (Setur-BA) divulga a Estrada do Chocolate, roteiro que oferece a experiência de vivenciar a história da lavoura cacaueira, desde as centenárias fazendas até o surgimento do polo chocolateiro na região. “O Governo da Bahia estimulou a produção de amêndoas de cacau de alta qualidade, que se transformaram em chocolates finos, reconhecidos internacionalmente, fazendo surgir o roteiro temático. Isso é a diversificação da oferta turística na Costa do Cacau, que contribuiu para o incremento da economia regional”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival, na quinta-feira (18).
Em destaque no evento, a fábrica de chocolate Cacau Luzz acumula prêmios nacionais e internacionais, usando amêndoas produzidas no município baiano de Iguaí. “A Bahia lidera a produção de chocolates finos no Brasil. É um nicho de mercado muito forte, que tem reflexo no turismo, com várias fazendas de cacau que oferecem a experiência sensorial, da roça à barra de chocolate”, declarou a fundadora da marca, Josiane Luzz.
Representando a agricultura familiar, está a fábrica Bahia Cacau Chocolate, a primeira do modelo no país. “Além de divulgar a nossa marca, participar do festival é promover a agricultura familiar no mundo, esse modelo de produção sustentável da sociobiodiversidade, desenvolvido no sul da Bahia”, ressaltou o gerente comercial Josivaldo Dias.
Fonte: Ascom/Setur-BA