Iniciativa promoverá acesso à água potável em comunidades na cidade, beneficiando mais de 5 mil pessoas
Com o objetivo de oferecer acesso à água potável e ampliar ações educativas sobre saúde, higiene e água, o ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em parceria com a Global Water Challenge, que é uma coalizão de organizações líderes que implantam experiência e redes para promover a segurança hídrica global e alcançar o acesso universal à água potável, saneamento e higiene seguros e acessíveis em comunidades ao redor do mundo, realizarão um evento de lançamento do projeto no próximo dia 13, às 9h, no auditório do Reforço Escolar em Luís Eduardo Magalhães.
Um recurso cada vez mais escasso, o acesso à água potável no Brasil ainda não chega a todos as pessoas. De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, o que corresponde a 15,8% e 44,2% do total da população, respectivamente.
Para incluir cada vez mais pessoas ao acesso de um bem tão vital, o projeto Água é Vida visa promover acesso à água potável em comunidades de Luís Eduardo Magalhães e ampliar ações educativas em saúde, higiene e água, contribuindo para a redução de doenças transmitidas pela água e a mortalidade infantil. Com a ação, a previsão é melhorar a qualidade de vida de 1.660 famílias, impactando mais de 5 mil pessoas.
O Projeto Água é Vida contemplará quatro comunidades prioritárias com Estações de Tratamento de Água (uma estação em cada) e ações educativas para mais de 800 famílias e três escolas públicas. Outras duas comunidades, que fazem parte do projeto, também serão contempladas com ações educativas para cerca de 900 pessoas e duas escolas públicas.
A ação irá priorizar esforços para promover conscientização sobre água, saúde e higiene (WASH). “Este projeto acontece em um momento, no qual o mundo necessita de se conscientizar sobre as mudanças climáticas. O acesso à água é um direito de todos e, mais ainda das crianças. Água é vida e cada gota conta”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil. “Além disso, realizar esta iniciativa fortalece nossas ações que se relacionam com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Água Potável e Saneamento”, completa.
Outras cidades também serão beneficiadas
Além de Luís Eduardo Magalhães, as cidades de São Desidério (BA) e Rio Verde (GO) serão contempladas pelo projeto, beneficiando cerca de 15 mil pessoas, no total. O ChildFund Brasil vai atuar para garantir que as atividades do Água é Vida sejam implementadas nas comunidades.