A psicoterapia é uma construção, uma busca de passagem secreta para os labirintos da alma, um processo de acolhimento, construção na relação terapêutica em busca de qualidade de vida e sentido para a mesma.
Para aquelas pessoas que estão passando alguma dificuldade em sua vida pessoal, suas relações sociais, dinâmica familiar, é um processo de pensar sobre si mesmo, ao contrario do que muitos pensam, não é necessariamente o tratamento de uma doença, mas quando entendemos que precisa trabalhar alguns fatores como por exemplo auto regulação dos seus sentimentos, novos hábitos, trabalhar sua resiliência, a forma de como você se vê no mundo, qualidade de vida. Portanto, há muitos tipos específicos de psicoterapia, cada uma com sua própria abordagem.
Na psicoterapia será construído, com o cliente e o psicoterapeuta, um espaço seguro para se expressar e acolher os pensamentos e emoções. Ela ocorre por meio de sessões e tem o objetivo de ajudar o sujeito a entender o que possa estar causando o seu sofrimento e auxiliá-lo a alcançar seus objetivos, através das técnicas utilizadas pelo profissional a partir da sua abordagem teórica estudada. Para que ocorra como esperado, o paciente deve estar aberto para o processo, pois é um tratamento colaborativo. Isso quer dizer que é preciso da participação e compreensão do motivo do paciente estar ali, pois só assim poderá perceber os comportamentos e pensamentos que possam estar o atrapalhando. O psicólogo precisa dessa participação para que possa entender melhor o que se passa na vida daquela pessoa e estruturar o que será trabalhado no decorrer dos encontros.
Os benefícios são inúmeros, a principal função da terapia é auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo a pessoa de perceber a vida em sua forma real. Muitas vezes, os problemas que temos não são tão óbvios nem mesmo para nós e, por isso, é fundamental a ajuda e percepção de um especialista para conseguir atingir um resultado positivo.
Fazer terapia é para todos, mas como saber o momento de procurar? Antes de escolher o momento de procurar terapia, é importante saber o porquê de fazê-la, nem todo mundo sabe da importância dela, a maioria acredita que fazer terapia é apenas para pessoas com “problemas”.
Mas esse pensamento é considerado errôneo como já foi citado acima, nós, enquanto seres humanos, em algum momento de nossa vida, temos a necessidade de olhar, analisar e refletir sobre essas áreas. Muitas vezes, a pessoa não sabe direito como funciona uma terapia, tendo pouca ou nenhuma referência de um tratamento, contudo o fato é que todas as pessoas têm problemas, sejam eles pessoais, internos, externos, em seus relacionamentos, em lidar com os seus sentimentos, em dar respostas, em ser funcional dentre outros.