Oi pessoal! Hoje resolvi falar um pouquinho da psoríase… Eu costumo pensar que a psoríase é aquela doença que todo mundo já ouviu falar, mas que poucos conhecem, e outros têm medo pois não sabem se é, ou não, contagiosa. Então hoje vamos clarear um pouquinho nosso conhecimento 😀
A psoríase é uma doença de pele que acomete cerca de 1 a 5% da população mundial. Sua causa ainda é desconhecida, mas já se sabe que está ligada ao sistema imune e às interações com o ambiente.
E como ela se manifesta?
A psoríase pode surgir com manchas vermelhas escamadas; manchas brancas; ressecamento excessivo da pele; unhas grossas, com sulcos e depressões puntiformes; coceira, queimação e dor. Normalmente as lesões costumam aparecer no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, glúteos e genitais.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, tais como: ter a doença na família (hereditariedade), estresse, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, tempo frio e tabagismo.
São vários os tipos de psoríase, e cada um vai se manifestar de acordo com a região em que se apresentar. Por exemplo, a psoríase do couro cabeludo acarretará em áreas vermelhas com descamação espessa branco-prateada. A psoríase invertida atinge áreas mais úmidas do corpo, como axilas e virilhas, e vai manifestar manchas vermelhas e inflamadas.
O diagnóstico é feito por avaliação clínica, e o tratamento pode conter pomadas, comprimidos e até fototerapia.
É importante lembrar que a psoríase não é contagiosa, ela é uma manifestação do sistema imune, então você não precisa ficar cheio de dedos (e preconceito) com pessoas que apresentam essa patologia.
Espero que tenham gostado e sanado as dúvidas! Vejo vocês na quarta que vem!!!