Qual a Diferença entre Coifa e Depurador?

0
838

Esta é uma dúvida muito comum e que muitos podem confundir e pensar que os dois termos podem ser utilizados para o mesmo objeto. Outro questionamento frequente está em qual dos dois aparelhos utilizar em determinadas situações e ambientes.

Três características os diferem, sendo elas funcionalidade, potência e custo. A coifa é um elemento utilizado para extrair da cozinha os odores, gordura e vapores quentes gerados durante o cozimento dos alimentos, garantindo a melhoria do ambiente e evitando possíveis manchas nos móveis e paredes próximos ao fogão. O depurador, como o próprio nome já nos diz, ele depura o ar, porém ao contrário da coifa, não remove o ar quente dos ambientes, sendo sua função apenas de filtração do ar.

Podemos encontrar coifas no mercado com duas funções, exaustão e depuração, que podem estar separadas ou fazer parte de um mesmo produto. Para a exaustão, é necessário que o aparelho esteja conectado a um duto que levará os resíduos para fora do ambiente, casa ou apartamento. Já o modo depuração não exige necessariamente a existência do duto, o equipamento possui um filtro de carvão ativado que filtrará o ar poluído e devolverá para o ambiente. Muitas vezes vemos coifas instaladas nas casas e acima dos dutos encontram-se pequenas frestas, são por elas que este ar sairá.

Uma coifa no modo exaustão, apesar de gerar mais custos de instalação, não demanda custo de manutenção elevado, já a instalação apenas com modo depuração requer a troca do carvão ativado em no mínimo quatro meses.

Com relação aos tipos de equipamentos pode-se encontrar coifas e depuradores de parede, de ilha (fixados no teto e posicionados no meio dos ambientes), de embutir (muito utilizado quando não há muito espaço na cozinha e esconde-se nos armários) e inclinados.

LEIA TAMBÉM  A energia fotovoltaica residencial

Os depuradores, devido a simplicidade do seu mecanismo, são objetos com valores menores se comparamos com as coifas, porém não é o mais indicado para a instalação dos ambientes, a não ser que em sua cozinha não haja possibilidade da colocação do duto de exaustão, muito comum ocorrer em apartamentos.

Com a tendência de ambientes integrados super em alta, aconselha-se o uso das coifas de exaustão principalmente porque sua vazão é maior que a dos depuradores, garantindo melhor conforto para os moradores, tornando-a mais eficaz.

Veja que não existe em termos de equipamento, errado e o certo, mas sim o ideal para o seu ambiente, alinhando uso, disponibilidade física e orçamento, pensando sempre no melhor custo benefício.

Qual a Diferença entre Coifa e Depurador?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui