A diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite ainda é uma dúvida frequente e é comum que as pessoas confundam as duas condições. Na hora de escolher o tratamento ideal ou repensar a dieta, no entanto, é importante diferenciar para não errar nos medicamentos.
A alergia ao leite é mais comum em crianças e precisa ser tratada como uma alergia. Já a intolerância a lactose é uma condição que pode ser desenvolvida em qualquer momento da vida, inclusive quando adulto.
Pesquisas demonstraram que pelo menos 65% da população mundial têm algum grau de intolerância a derivados de laticínios, o que varia de uma região para outra.
Outros levantamentos apontam que, entre a população mundial, pelo menos 6% das crianças têm alergia ao leite. Entre os adultos, leite de vaca e ovo aparecem como principais vilões nas pesquisas sobre alergia alimentar.
Para entender melhor a diferença entre ambas as condições, reconhecendo seus sintomas e possíveis tratamentos, continue acompanhando o artigo!
Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade que o intestino delgado pode apresentar ao processar o açúcar do leite (lactose). Isso acontece quando o órgão produz uma quantidade insuficiente de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose.
A condição pode ser classificada como leve, moderada ou grave e, para cada um dos graus, o(a) paciente pode apresentar sintomas em escalas diferentes. Para descobrir o grau de intolerância à lactose, é preciso realizar alguns exames, como teste respiratório e o de intolerância.
No caso da alergia, a rejeição do organismo tem a ver com a proteína em si — a caseína, e não com o açúcar do leite (lactose). Nos alérgicos, o leite causa um quadro inflamatório que desperta a ação de nossas células de defesa, pois a proteína é vista como uma agressão ao organismo — e como acontece nas demais alergias, não há um motivo específico que justifique a resposta imunológica exagerada do organismo.