Sendo que na verdade a ansiedade é um estado de alerta na mente, que alimenta nossas ações, fazendo com que procuremos saídas, alternativas, e busquemos ações de enfrentamento ou fuga. Neste caso realmente é comum que todo ser humano possui em algumas situações, mas vale destacar que não é um fator externo e sim um fenômeno emocional do nosso organismo que faz uma interpretação seguindo alguns padrões. E esse fenômeno altera diversas características no nosso corpo.
Quando a ansiedade deixa de ser apenas um estado e virá um transtorno?
O que faz a emoção ansiedade virar um transtorno é a falta da compreensão e autocontrole para mantê-la em equilíbrio. Assim como os sintomas começam a atrapalhar e trazer prejuízo ao dia a dia da pessoa, quando ela passa a não funcionar bem ou quando começa a gerar sofrimento em sua vida e das pessoas de convívio.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, todo o contexto que estamos vivendo (pandemia COVID-19) é notório o aumento desse transtorno, pois o nível de medo, preocupação e apreensão fazem parte do nosso cotidiano atual, e é preciso aprender a identificar o que sentimos e lidar de uma forma mais saudável.
Quando analisado as faixas etárias e grupos sociais, é possível relatar mudanças emocionais e comportamentais, é como se tivéssemos vivendo algo novo, dessa forma o sistema de sobrevivência é ativado, e a mente procura buscar formas de fugir ou pelo menos ter o controle e segurança.
Você sabe identificar alguns sintomas de ansiedade?
Veja quais são os principais sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:
– Enxergar perigo em tudo;
– Apetite desregulado;
– Alterações de sono;
– Tensão muscular;
– Medo de falar em público;
– Preocupações em excesso;
– Medos irracionais;
– Sintomas físicos;
– Perfeccionismo;
– Pensamentos Obsessivos;
– Problemas digestivos.
Problemas de saúde mental são comuns, não deixe de se cuidar, aqui vai algumas dicas de como reduzir esses sintomas e promover o bem-estar:
– Técnica dos 4 Ps: Pare, Puxe o ar (respire), Pense, na situação que está vivenciando, veja se faz sentindo, só depois Prossiga. Quando quebramos a cadeia automática, conseguimos agir de uma forma mais saudável e inteligente.
-Converse com outras pessoas, o ato de estar perto de pessoas que gostamos e confiamos ajuda na liberação e produção de hormônios do bem estar e prazer;
– Mantenha uma rotina saudável;
-Seja gentil com você e com os outros;
– Peça ajuda se precisar, existe profissionais como psiquiatras e psicólogos que podem te auxiliar nesse processo.
Invista em você.