Anualmente, o Centro de Liderança Pública (CLP) faz uma avaliação da estrutura de estados e municípios para mensurar a eficiência e a qualidade das políticas públicas em todo o país. Com esses dados, a instituição elabora o Ranking de Competitividade dos Estados, uma ferramenta que pode ajudar as lideranças nas gestões públicas a buscarem melhores resultados. A edição de 2023 foi divulgada neste mês, e, entre outros dados, traz informações sobre um item muito caro ao setor agropecuário: a qualidade das estradas do país.
Um dos pilares do estudo é a infraestrutura disponível em cada uma das unidades da federação. E, por sua vez, entre os dez indicadores desse pilar está a qualidade das rodovias – além de itens como o custo de combustíveis e de energia, assim como a disponibilidade de voos diretos.
De acordo com o estudo da CLP, o Brasil investia mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura nos anos 1970. Na última década, entretanto, a taxa tem sido de pouco mais de 2% do PIB. O que ajuda a entender a deficiência na estrutura rodoviária em parte do país.
Confira abaixo a classificação que cada unidade da federação alcançou, na edição 2023 do Ranking de Competitividade, em relação à avaliação das condições das vias rodoviárias. As informações sobre as estradas utilizadas pela CLP têm como fonte dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT).
Confira a classificação e a variação do desempenho de cada unidade da federação (número entre parênteses). Os cinco primeiros colocados na tabela mantiveram as posições alcançadas no estudo do CLP do ano passado.
- São Paulo
- Alagoas
- Distrito Federal
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Goiás (+9)
- Rio Grande do Sul (+9)
- Paraíba (+3)
- Rio de Janeiro (+4)
- Espírito Santo (-1)
- Santa Catarina (+8)
- Roraima (-5)
- Sergipe (+10)
- Bahia (-4)
- Rondônia (+6)
- Rio Grande do Norte (+2)
- Mato Grosso (-9)
- Piauí (-12)
- Pernambuco (+1)
- Tocantins (-8)
- Amapá (+4)
- Ceará (-8)
- Minas Gerais (-6)
- Pará (=)
- Maranhão (-3)
- Acre (+1)
- Amazonas (-1)