Representantes de instituições sociais participam de capacitação

em Agronegócio, Destaques
30 de abril de 2024
Representantes de instituições sociais participam de capacitação

Com participação de representantes das entidades que realizam trabalhos sociais em todo o oeste baiano, o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), promoveu durante a segunda-feira (29), no auditório da Aiba/Abapa, em Barreiras, uma Capacitação para Prestação de Contas dos projetos sociais a serem contemplados com recursos no Edital Nº 01/2024.

Além da apresentação dos valores disponibilizados pelo Fundo e das instituições contempladas, os participantes foram orientados sobre o correto preenchimento dos formulários (anexos) de prestação de contas, e puderam sanar dúvidas sobre a gestão dos projetos durante a aplicação dos recursos.

“Chegou o momento da capacitação com os gestores das instituições aprovadas no edital 2024, tanto da parceria com o Sicredi e BNB, para que possam conhecer mais afundo as exigências, normas e prerrogativas do edital, para que possam vir a prestar contas dos recursos de forma correta e detalhada”, explicou a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira.

Um momento de muita emoção marcou o depoimento de D. Francisca Doroteu, conhecida carinhosamente como Dona Francisquinha, presidente da Escola Lar de Emmanuel. “Quando o Fundesis nos encontrou, era o momento que tínhamos muitas crianças em situação de abandono, e por meio do Fundesis, tivemos a oportunidade de ter esse sentimento tão bonito que brota no coração do produtor rural, de ser levado para o bem de tantas pessoas que precisam”, destacou.

Representantes de instituições sociais participam de capacitaçãoTambém foi apresentado o manual de orientação e anexos exigidos pelo edital e os representantes tiveram esclarecimentos sobre o processo de prestação de contas do investimento. “Essa capacitação é fundamental para entender cada uma das etapas desse processo de prestação de contas. “Nossa entidade já foi contemplada três vezes pelo Fundesis, mas estou participando como se fosse a primeira, pois conhecimento sempre é bom”, destacou a representante do Instituto Viver Melhor, Romancina Rezende.

LEIA TAMBÉM  Grupo Potencial investe R$ 600 milhões na maior fábrica de biodiesel

“Estou muito feliz por termos o projeto de nossa instituição pela primeira vez aprovado pelo Fundesis, e é a única instituição que representa o município de São Desidério neste edital. O momento é muito oportuno e esclarecedor para nos ajudar a seguir corretamente cada passo”, complementa a Pra. Cláudia Macêdo, presidente da Casa de Recuperação Antônio Barboza dos Santos.

No edital de 2024, foram aprovados 41 projetos em oito municípios no oeste baiano, que terão R$2,3 milhões de investimentos, provenientes de doações dos produtores rurais e de pessoas físicas e jurídicas. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi participou online e juntamente com outros representantes institucionais de municípios mais distantes. Os diretores da Aiba, financeiro, Hélio Hopp, de Proteína Animal, Mário Mascarenhas, a coordenadora de Projetos, Ana Felípia, o contador Élio Engelmann e o representante do Sicredi, Francisco Vitor prestigiaram o evento.

Ascom Aiba