O maior erro de quem está planejando uma cozinha é pensar primeiro na decoração e não na funcionalidade do projeto. Afinal de contas, o espaço precisa facilitar a preparação de receitas e a organização dos utensílios.
Se você tem uma cozinha compacta, não se preocupe, também é possível fazer uma ilha proporcional à metragem do ambiente que seja funcional. É uma questão de planejar onde colocar cada armário, prateleira e bancada.
E para provar que a cozinha com ilha é a melhor opção para sua casa, hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de projeto: o que colocar, vantagens e ideias incríveis para otimizar o espaço. Confira!
O que colocar na ilha?
A ilha da cozinha precisa ser prática para sua rotina e proporcional ao ambiente. Quanto maior for a ilha, mais itens podem ser incluídos no projeto e o mesmo vale para espaços compactos.
Geralmente são usados os seguintes itens na ilha da cozinha:
- Cuba;
- Armários embaixo da bancada;
- Cooktop;
- Coifa;
- Máquina de lavar louça;
- Pendentes para iluminar a bancada;
- Banquetas para refeições rápidas.
Caso tenha espaço, vale a pena incluir todos os itens citados acima no projeto, pois eles ajudam a ganhar espaço na decoração e organizar o ambiente. No caso da cozinha compacta, selecione apenas o que é essencial para sua rotina. Pense em cada detalhe que fará parte da decoração.
Vantagens da cozinha com ilha
1. Modernidade
Se você está procurando por uma decoração moderna, a cozinha com ilha é com certeza a opção certa para você.
Escolha materiais de qualidade, como o granito para a bancada e faça armários planejados, que destacam ainda mais a modernidade do projeto.
Você também pode aproveitar para usar cores mais vibrantes na decoração da ilha, como fazer uma bancada vermelha em contraste com os armários brancos e vice-versa.
2. Funcionalidade
Nós já adiantamos que a cozinha com ilha deixa seu projeto muito mais funcional, por isso, ao planejar seu espaço, pense em como garantir que ele seja mais organizado.
A bancada, por exemplo, pode servir de mesa para refeições rápidas, como café da manhã. O espaço embaixo da bancada é perfeito para planejar armários funcionais e embutir eletrodomésticos, como uma adega de vinhos ou uma lava louças.
3. Mais espaço na cozinha
É comum ter muitos utensílios e eletrodomésticos na cozinha, mas nem sempre temos o espaço necessário para guardar tudo de forma organizada. A ilha é um complemento do projeto que proporciona esse espaço extra na decoração.
Com mais espaço, cada coisa fica em seu devido lugar, de modo organizado e limpo – o que consequentemente facilita a rotina na cozinha.
4. Integração
No lugar de fechar a cozinha com paredes de drywall, o espaço fica aberto com a ilha. Isso permite a unificação da cozinha com a sala de jantar (ou sala de estar) de modo que quem está preparando as refeições consiga se comunicar com as pessoas do outro ambiente.
Com a abertura da cozinha, você também garante mais espaço de circulação.
5. Organização
Nós já falamos, mas é sempre bom ressaltar: a cozinha com ilha deixa seu espaço muito mais organizado e prático para o dia a dia.
Com armários, prateleiras e espaço extra para colocar eletrodomésticos, você garante que cada utensílio fique em seu devido lugar. A organização prevalece no espaço!
Fonte Simplichique