SARJA

0
3690

Mais uma coluna sobre curiosidades dos tecidos e o escolhido de hoje foi a SARJA. Mas o que poucos sabem é que na verdade a SARJA não é um tecido e sim um ligamento. A padronagem sarja compõe a estrutura de tecidos como o jeans, brim e sarja, o tecido. Então na mistura desses componentes resistentes, se faz a sarja.

A sarja começou a ser usada na confecção de vestuário no século 17 na confecção de velas para barcos e uniformes para soldados, justamente por ser um tecido com durabilidade maior, confortáveis e maleáveis ao mesmo tempo.

Sua composição é de fibra natural de algodão, é um tecido que permite a passagem de ar entre as fibras, tem boa absorção de umidade e não provoca alergia. Estas características somadas a inovações tecnológicas resultaram em sarjas com novas qualidades e confortáveis.

A sarja se faz bem presente no mercado da moda brasileiro com modelos versáteis e confortáveis de calças, das mais clássicas às mais modernas. O corte no estilo de alfaiataria deixa o visual sempre arrumado e atemporal, podem ter bolsos tipo faca, como calças sociais ou arredondados como jeans. Com calças de sarja é possível criar uma produção bem interessante, podendo inclusive criar contrastes devido à variedade de cores disponíveis, além disso, transitam livremente entre o estilo esporte fino e o casual tanto no masculino como no feminino.

A estrutura da sarja possui amarrações cruzadas, assim o tecido fica com vincos diagonais. A trama torna o tecido mais resistente e proporciona uma certa elasticidade, mesmo quando tecida com fios não elásticos.

A maioria dos homens usam a sarja para o trabalho, pois geralmente exige uma roupa social. Mas esse uso tem crescido entre as mulheres também. Uma roupa de bom corte e caimento na sua maioria usa-se a sarja. Eu aposto minha calça de sarja com você que está lendo essa coluna, que tem uma peça assim no seu guarda-roupa e nem sabia!

LEIA TAMBÉM  O PODER DE UM CINTO

Essas curiosidades sobre tecidos não irão mudar nada na vida de vocês, mas eu sou uma pessoa extremamente curiosa e isso me impulsiona a correr atrás e saber sempre mais um pouco sobre assuntos que me interesso, seja ele qual for.

Beijos,

SARJA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui