Se encerra no dia 30 prazo para cadastramento de áreas para antecipação da semeadura da soja

0
74

Os produtores rurais do Oeste da Bahia já estão se preparando para o plantio antecipado da soja na safra 2024/2025. Com a expectativa de um ciclo produtivo positivo, os agricultores interessados em antecipar o plantio devem realizar o cadastramento das suas áreas até o dia 30 de agosto. Esse cadastro pode ser feito presencialmente na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), localizada em Barreiras, ou de forma digital, acessando a aba “Antecipação do Plantio” ou através do QR Code, disponível no site oficial da Aiba.

A regulamentação da antecipação do plantio foi divulgada na Portaria N° 056, publicada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no dia 31 de maio de 2024. De acordo com o documento, o plantio antecipado da soja, em caráter excepcional, poderá ser iniciado a partir de 25 de setembro, com a conclusão prevista para 07 de outubro de 2024 nas áreas antecipadas. Para o plantio regular é estabelecido o calendário convencional de 08 de outubro à 31 de dezembro, conforme as Portarias de Nº 235 de 15 de agosto de 2017 e 313 de 30 de novembro de 2018. Essa medida visa otimizar o calendário agrícola e garantir maior flexibilidade para os produtores da região.

Para garantir o cumprimento das normas, a Adab será a responsável por avaliar e aprovar os cadastros dos agricultores que pretendem aderir ao plantio antecipado. Apenas as fazendas que obtiverem autorização poderão iniciar o plantio antes do período regular. A fiscalização rigorosa visa assegurar que as práticas agrícolas estejam em conformidade com as diretrizes estabelecidas, promovendo uma safra mais segura e produtiva.

O plantio regular da soja no oeste baiano está previsto para iniciar no dia 08 de outubro de 2024. Essa data, definida pelas autoridades agrícolas, representa o início oficial da temporada de cultivo da soja, marcando o início da safra 24/25, na região.

LEIA TAMBÉM  Secretaria de Segurança de LEM atendeu quase 500 ocorrências desde o início do decreto estadual

Com a adesão ao plantio antecipado, a intenção se concentra não apenas em melhorar a produtividade, mas otimizar o uso das áreas pelo encurtamento das janelas produtivas e sucessão de novas culturas. “Pedimos aos produtores rurais que se atentem às datas do calendário do Plantio da soja. Os interessados devem procurar a sede da Aiba com todos os documentos necessários para a autorização da antecipação do plantio devidamente preenchidos, ou solicitar virtualmente pelo endereço aiba.org.br”, reforça o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior.

Para mais informações, ligue para: (77) 3613-8000/8024.

FONTE: Ascom Aiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui