Esta semana o executivo municipal perdeu dois profissionais exemplares que pediram afastamento de seus cargos para concorrerem a uma cadeira no legislativo nas eleições deste ano. Na terça-feira, 02, o Superintendente de Trânsito, Adê Cerrado e ontem, 03, o secretário de Educação, Jefferson Café.
Ambos desenvolveram um excelente trabalho junto às pastas as quais assumiram suas funções. Segundo o secretário de Segurança, João Paulo, onde a Superintendência de Trânsito está alocada, “Adê cumpriu com excelência a missão que lhe foi dada. Ele se afasta da função deixando o maior trabalho no trânsito de Luís Eduardo Magalhães”.
O prefeito Júnior Marabá diz que, “podemos falar, sem medo de errar, que existe um trânsito antes e depois da gestão de Adê. Deixo para ele meus parabéns pelo trabalho realizado meus votos de sucesso nessa nova empreitada”.
Com relação ao secretário Café, como é conhecido, o prefeito disse, ” estamos abrindo mão de um secretário que se mostrou competente em duas diferentes frentes na nossa administração. Café sempre foi um parceiro do tipo, missão dada, missão cumprida. Tenho certeza do sucesso dele nessa próxima etapa de vida”.
Trabalhos desenvolvidos
Após três anos à frente da Superintendência de Trânsito, Adê Cerrado deixa resultados expressivos quando o assunto é a diminuição no número de acidentes. Em 2023 foram 53,59% menos acidentes em comparação ao ano anterior. Os resultados também aparecem nas principais vias da cidade onde foram feitas importantes intervenções, como a instalação de sinalização vertical e horizontal, semáforos e radares eletrônicos.
“A Avenida JK por exemplo, que era campeã em número de acidentes teve uma diminuição de 71,3%, caindo de 28 para 08. Em bairros populosos como Santa Cruz e Mimoso 1 e 2, os números caíram em média 54%, resultado do investimento feito pelo município e de muito trabalho”, disse Adê.
Jefferson Café começou na atual administração como secretário de Meio Ambiente, onde foi responsável pelo planejamento e execução do fechamento e desativação do Lixão, uma luta de 20 anos. Foi na sua gestão também que surgiu o primeiro Ecoponto da cidade. Já a frente da Educação capitaneou o projeto mais importante do governo Marabá: a qualificação do Educação. Dentro desse projeto estava incluso a melhoria da merenda, a inclusão do desjejum e a entrega de uniformes e material escolar a mais de 22 mil alunos da rede municipal. Em defesa a atenção aos alunos no pós-pandemia, Café implantou o Núcleo de Reforço Escolar e Núcleo de Apoio Psicopedagógico.