Síndrome de Gabriela: já ouviu falar?

em Psicologia
18 de março de 2022
Síndrome de Gabriela: já ouviu falar?

A Síndrome de Gabriela é a falta de adaptabilidade, levando pessoas e organizações a se manterem na zona de conforto, impedindo a inovação. Sabe aquelas pessoas inflexíveis, autoritárias, que se recusam a mudar? Acreditam sempre estar certas e se recusam a mudar e se adaptar a novas ideias.

E para falar sobre a Síndrome de Gabriela não podemos deixar de citar um trecho da música para Gabriela, escrita por Dorival Caymmi e interpretada por Gal Costa:

“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou sempre assim…Gabriela

Mas tal comportamento pode dificultar o crescimento pessoal e profissional do indivíduo, bem como afetar os seus relacionamentos, demonstrando uma dificuldade em desenvolver na sua inteligência emocional, o que pode desencadear várias consequências tanto pessoal quanto para as pessoas do seu convívio, mas existe como vencer essa síndrome, e vamos pontuar sobre algumas atitudes que podem ser adotadas;

1. O primeiro passo é fazer uma autoanálise e entender quais são as crenças e comportamentos limitantes.

2. Seja sincero com você mesmo. Se for necessário peça um feedback a respeito do seus comportamento para as pessoas mais próximas e esteja aberto à críticas construtivas.

3. Trace planos de ação para mudar o seu mindset e comportamentos que prejudiquem você e àqueles que estão ao seu redor

4. Comece aos poucos. Lembre-se: a mudança não vai acontecer da noite para o dia. Dê um passo de cada vez, e quando você menos perceber já terá atingido grandes resultados.

Qualquer mudança gera desconforto, mas elas são necessárias para o nosso desenvolvimento e crescimento, seja ele pessoal ou profissional em diversas fases das nossas vidas, não tenha medo ou vergonha, se não conseguir sozinho, busque ajuda profissional.

LEIA TAMBÉM  Cientistas estudam os efeitos do nascer e pôr do sol na mente humana
/ Published posts: 2

Rhuana Tondatto Kasuya é psicóloga, na Vitaliza Psicologia e Psiquiatria. A sua saúde mental importa.

Instagram