Toda a plenitude do sabor da carne do hambúrguer preparado na hora em versões mais finas.
Popular nos Estados Unidos, o smash burger vem conquistando o coração dos brasileiros desde 2015. Hoje em dia, basicamente toda hamburgueria que trabalha com burgers artesanais oferece suas versões de smash e até ultra smash. Mas você sabe qual o diferencial deles?
O principal diferencial de um smash burger está no fato de não ser moldado em discos como as carnes de hambúrguer tradicionais. São feitas pequenas almôndegas de 80 a 100g no tamanho ideal para serem prensadas com a espátula na chapa bem quente, acima de 120ºC, e logo após servidas no pão com os complementos.
Por ser fina e amassada sobre a chapa quente, a carne ganha uma crosta, liberando aromas diferentes da carne mais alta, devido à reação de Maillard: uma reação química que ocorre acima de 120ºC que acentua o sabor, odor e cor aos alimentos. O aspecto dourado e caramelizado dos alimentos após assados é o resultado desse fenômeno.
Por ser fininho, é comum você encontrar sanduíches que contenham várias camadas de carne smashadas. E, diferentemente do hambúrguer alto, que você pode escolher o ponto do cozimento (mal, bem passado ou ao ponto), o smash burger só tem um ponto, que é sempre bem tostadinho.
O ultra smash é ainda menor, com bolinhas de 40 a 80g, ficando ainda mais fino e crocante quando prensado na chapa.
Fonte Gastronomia Carioca