Tecnologia, Gestão e Resultado: A Nova Fase da Agricultura

0
727

A tecnologia digital é uma realidade em nossa vida e na agricultura não está diferente. A crescente demanda por agilidade nos processos e na tomada de decisão nas fazendas para que elas sejam um negócio competitivo e rentável está determinando a entrada do setor nesta onda digital, transformando, em consequência disto, as atividades no campo. Um novo cenário é cada vez mais presente quando se fala no planejamento das atividades e na gestão das informações produzidas pelo trabalho no campo, e que são muito valiosas para otimizar as operações agropecuárias.

O que antes era feito no papel e depois em planilhas de computador, com as novas tecnologias e softwares esse tipo de controle já é viabilizado por programas que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Com o auxílio das ferramentas de transmissão de dados entre a área de trabalho e o escritório, já disponíveis no mercado, o gestor tem maior controle de sua frota e da equipe no campo, economizando tempo e dinheiro porque não precisa mais estar, a todo o momento, no local onde a atividade se realiza.

Informações sobre como as máquinas e seus condutores, por exemplo, estão atuando no campo, são essenciais porque embasam o planejamento da frota, o controle de sua utilização (talhão de trabalho, tempo, etc) e possíveis providências a serem tomadas para garantia dos resultados operacionais, via melhor gerenciamento da sua operação.

A combinação do uso de um sistema de informação e comunicação via satélite e GPRS, tecnologia que pode ser encontrada nos tratores da LS Tractor, proporciona a conexão total da frota de máquinas da fazenda, (incluindo Pick ups, caminhões, etc), com o gestor, onde quer que ele esteja. Além de oferecer em tempo real a localização, mostra ainda as horas de trabalho do equipamento, ferramentas de manutenção e o estado geral da máquina no campo. Permite ainda integrar as informações do sistema de proteção de motor, tecnologia que ajuda o gestor a reduzir seus custos na manutenção dos motores e no consumo de combustível. Com isto, é possível visualizar qualquer ocorrência na máquina através de um programa de alarmes, que também são enviados por e-mail.

LEIA TAMBÉM  Milho dá lugar ao sorgo na Bahia e cultivo deve crescer 12% na safra 2023/2024

Estas ferramentas que auxiliam na resolução de problemas quando estão ocorrendo e automatizam processos, facilitam a forma de gestão da frota. Para tanto basta o gestor acessar os dados produzidos pelos softwares – relatórios e indicadores – ganhando precisão no controle das operações, possibilitando mais agilidade e segurança nas tomadas de decisão, favorecendo a obtenção de melhores resultados.

Olhando para este conjunto de ferramentas que estão disponibilizadas hoje e que por ser parte da sua forma de atuar no mercado, a LS Tractor incorporou no pacote tecnológico dos seus tratores, podemos afirmar que o gerenciamento da propriedade rural, seja ela do tamanho que for, tende a ser cada vez mais acertivo, com menos achismos, pelo menos no que se refere às atividades de um trator no campo, por exemplo. E dizer também que há um processo de mudança no campo, não só através das novas gerações que estão assumindo o negócio “produção agrícola” da família, mas porque cresce vertiginosamente a oferta de ferramentas de gestão que chegam para facilitar o trabalho no campo. Algo extremamente necessário nos dias de hoje para realmente transformar a propriedade rural do conceito antigo, em uma unidade de negócio rentável e sustentável.

Astor Kilpp – Gerente de Marketing e Produto LS Tractor

Foto: Nilson Konrad

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui