Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

0
1083

Os últimos acontecimentos mundiais devem se refletir no planejamento de ambientes residenciais. A começar pelo desenho de planta baixa, passando pelos móveis e acessórios para casa! Veja, neste texto, algumas tendências de design de interiores apontadas para o próximo ano!

Por certo, depois de 2020, muita coisa será diferente! Isto inclui também, obviamente, a arquitetura e o design de interiores! Pra começar, as residências terão o seu layout totalmente revisado; novas áreas serão acrescentadas às plantas baixas; e será preciso pensar nos móveis e acessórios para esses espaços. Vamos focar nesta ideia? Saiba, agora quais as novas tendências de design de interiores apontadas para um mundo pós-pandêmico!

O novo modelo de arquitetura de interiores

Algo que aprendemos com 2020 foi que precisamos ter mais atenção com certos detalhes da nossa rotina. E o que fazemos no dia-a-dia, ou seja, as tarefas que praticamos em nosso cotidiano, deve se refletir nas plantas dos imóveis construídos e reformados. Por conta de tudo que foi vivenciado no último ano, sabe-se que chegou a hora de mais uma revisão dos modelos de plantas baixas de residências.

As últimas tendências de design de interiores desenvolvidas – em grande parte por necessidade – pôs em cheque certas questões de arquitetura. No passado, questionamos a necessidade de se ter dependência de empregada e acesso exclusivo para serviços. Agora, sabemos que é preciso aumentar as áreas de lavanderia e depósito.  E também que os halls de entrada precisam de uma área reservada para sapateira e suportes para casacos e outros pertences trazidos da rua.

Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

Uma ideia que vinha ganhando força nos últimos anos e que se mostrou ainda mais certa em 2020 foi a do home office. Muita gente já percebeu que há inúmeros benefícios em tentar modificar o seu regime de trabalho e estudo para passar mais tempo em casa, com a família e em segurança. E como o computador é uma ferramenta preciosa de comunicação, deve receber um espaço decorado especial reservado na planta de toda residência.

LEIA TAMBÉM  Cobogó: Como dar uma repaginada na sua casa sem gastar muito

Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

As recentes tecnologias aliadas às tarefas de casa

Dentre as atuais tendências de design de interiores está a utilização de novas tecnologias para facilitar as tarefas domésticas. Devemos destacar o uso de robôs para a limpeza de ambientes e também o uso de aplicativos para gerenciamento de atividades e o controle de sistemas automáticos através de aparelhos smarts, como, por exemplo, a abertura de cortinas e persianas.

Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

Alguns aparelhos elétricos já não são mais vistos como itens de luxo, mas de necessidade. Por exemplo, os aspiradores de pó e até mesmo os extratores de sujeira à vapor. Outras tendências de design de interiores vistas como futuristas são as torneiras com sensores, as lavadoras de roupa com opção de secagem em alta temperatura, os umidificadores de ar, e os depuradores de ar para cozinha. Por fim, os televisores com sinal de wifi e capacidade de parear seu sistema com o de aparelhos celulares, notebook e outros, possibilitando as videoconferências.

Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

As novas tendências de design de interiores para 2021

É provável que, depois de todas as experiências vivenciadas em 2020, os designers tenham uma visão diferente quanto às novas tendências de interiores para o próximo ano. Certamente, o foco será a criação de ambientes mais fáceis de limpar e, acima de tudo, muito confortáveis – permitindo permanência mais agradável – e por mais tempo – dos moradores nestes espaços. Embora ainda possam acontecer mudanças de mercado, algumas empresas já fazem as suas apostas!

Primeiro, quanto à planta baixa dos imóveis, acredita-se que haverá uma maior preferência pelos ambientes integrados – como cozinha americana. Já quanto aos estilos de decoração, as maiores tendências de design devem ser as decorações com características minimalistas – como as escandinavas, por exemplo.

LEIA TAMBÉM  Decoração: Instagram x Vida real

Provavelmente, se fará bastante uso de elementos feitos de matéria prima natural – ou imitando a textura de madeiras e pedras – e móveis e revestimentos em cores claras. E não podemos esquecer-nos dos trabalhos artesanais – como crochê; ou mesmo dos vasos de plantas – sempre uma contribuição neutra para os ambientes, além de benéfica para a saúde tanto da casa quanto de seus moradores.

Tendências de Design de Interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração no próximo ano

Engenharia 360

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui