A maneira mais fácil e instantânea de transformar um ambiente em casa é apostar em cortinas, pois elas além agregarem valor estético, trazem conforto e sensação de aconchego. E o melhor benefício desta artimanha é o custo-benefício relativamente baixo em relação a outros itens decorativos.
Existem inúmeros tipos de cortina no mercado, o que as difere basicamente é a forma como elas são penduradas e instaladas, podendo ser tanto em trilhos, varões ou estruturas ocultas por bandôs. O que vai ditar qual o estilo que você utilizará além de gosto pessoal, será a decoração do ambiente, se ele pede ou não estrutura exposta ou se a cortina deve ser algo mais discreto estando em segundo plano.
Quanto ao tipo de tecido e vedação de luz temos alguns modelos mais utilizados:
Voal, um tecido mais fino e com certa transparência, possui função decorativa e pouca vedação, ideal para ambientes em que se quer a entrada de luz mais difusa, como salas de estar.
Por outro lado, temos o blackout, geralmente feito com algum material sintético ou sarja e como o próprio nome já diz, serve para vedar totalmente a passagem de luz, além disso pode-se utilizar a combinação entre voal e blackout por questões de estética.
Como alternativa versátil e adaptável, as persianas são ótimas escolhas. São feitas com madeira, PVC ou metal, assim, são mais fáceis de limpar e manusear, sendo perfeitas para quem tem alergia.
As cortinas rolô como o próprio nome nos indica, podem ser enroladas e ficam bem ocultas, quando fechadas. Por serem mais discretas, são ideais para ambientes com decoração mais clean ou minimalista e é uma ótima opção também para sacadas e varandas.
Conhecendo alguns modelos de cortinas fica mais fácil acertar na escolha. Antes de tudo é preciso saber qual a funcionalidade que você quer que a cortina exerça no seu ambiente, sem deixar de lado o valor estético que esta trará ao seu espaço.