Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

0
401

O primeiro romance do escritor baiano Itamar Vieira Junior arrebatou uma série de prêmios importantes como o Jabuti de Literatura e o Prêmio Leya de Livro do Ano, foi lançado em 2019 e desde então tem estado na lista de livros mais vendidos do Brasil e é cada vez mais comentado, discutido e compartilhado.

Passado no sertão baiano em um contexto rural, conhecemos uma família de descendentes de escravos que segue sendo explorada – apesar da lei Áurea já ter sido assinada há mais de 100 anos, em 1888.

As duas protagonistas, as irmãs Bibiana e Belonísia, lidam de formas bastante distintas com a condição em que vivem ao lado da família. Enquanto Bibiana tem uma postura mais conformada com o destino, Belonísia é revoltada com a condição em que a família vive e deseja com todas as forças lutar pela terra onde trabalham.

Quando retirei a faca da mala de roupas, embrulhada em um pedaço de tecido antigo e encardido, com nódoas escuras e um nó no meio, tinha pouco mais de sete anos. Minha irmã, Belonísia, que estava comigo, era mais nova um ano. Pouco antes daquele evento estávamos no terreiro da casa antiga, brincando com bonecas feitas de espigas de milho colhidas na semana anterior.

Num contexto marcado pelo preconceito racial e de gênero, pelo conservadorismo e sobretudo pela exploração, Belonísia sente que o seu papel é lutar pela emancipação dos trabalhadores explorados e oprimidos.

Torto arado é um livro corajoso que pretende fazer um retrato da vida rural da Bahia.

Fonte Cultura Genial

LEIA TAMBÉM  UNIFASB produz tecnologia em saúde e doa material de proteção contra Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui