Transformação na arquitetura de interiores dada pela automação

0
821

Robôs e automação existem em qualquer previsão de nosso estilo de vida futuro. Entre arquitetos e designers, essa tendência abrange todos os tamanhos, de cidades inteligentes a cozinhas inteligentes. Ao olhar para as empresas de construção e fabricantes de produtos temos evidências claras de que estamos vendo um aumento da robótica e da automação em transporte, finanças, segurança e outros campos, com a arquitetura não é diferente.

Com a expansão urbana em crescente ampliação, o futuro da robótica no design de interiores terá um impacto inevitável sobre como os móveis são usados e adaptados, dado a\ essa nossa crescente apropriação de espaços cada vez menores que exigem dos profissionais da área abordagens criativas para a flexibilidade interior.

Hoje vemos com maior intensidade o foco voltado para a iluminação interior, que se torna o principal objetivo de procura pela automação. Possuímos tecnologias existentes há bastante tempo que detectam a presença e o movimento humano pelos espaços. Os controles de iluminação automatizados têm o potencial de economizar energia em residências, limitando o excesso de luz em salas desocupadas, além de melhorar a segurança e a conveniência dos ocupantes.

A automação residencial está mudando até o ambiente pessoal mais básico, como o banheiro. Embora os espelhos inteligentes proporcionem a possibilidade de ler notícias enquanto escova os dentes, espera-se que a nova geração de chuveiros economize até 90% de água e 80% de energia. Essas tecnologias são apenas uma pequena parte das possibilidades do banheiro do futuro.

Apesar de ainda não ser popular entre grande parte da população, a automação de ambientes tem crescido e de acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), existe a estimativa de que 300 mil imóveis no Brasil usufruem da tecnologia, mas o potencial de crescimento é de 1,8 milhão de residências. Com uma vasta gama de dispositivos e sistemas robóticos entrando no mercado, arquitetos e designers enfrentam o desafio de projetar e especificar a implementação desses sistemas.

LEIA TAMBÉM  Pergolado ou Caramanchão?

Transformação na arquitetura de interiores dada pela automação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui