Triângulo Educacional: pais, alunos e professores juntos na Pandemia

1
1795

Na semana em que comemoramos o dia Internacional da Educação, o Gazeta News chama você para uma reflexão: Quem é o aluno do século XXI? Como ele está se comportando diante da pandemia? Qual é a atitude dos pais frente a essa realidade? E as escolas e universidades, que medidas têm adotado nesse cenário?

A ocasião da data é celebrada desde o Fórum Mundial de Educação, no ano 2000, em Dakar, no Senegal, contou com representantes de 164 países, inclusive do Brasil, onde foi firmado um compromisso com a educação básica, ficando estabelecidos prazos e metas. Nossa homenagem, então, àqueles que compreendem a educação com principal ferramenta pra manutenção do presente e planejamento do futuro da sociedade!

A virada do século trouxe uma virada também para a vida de boa parte da população mundial. No âmbito da educação, é notória a inserção de novas posturas. Os alunos não são os mesmos. Os pais estão se adaptando à novas funções, além do home office, e as instituições de ensino precisam, mais do que nunca, se reinventar dia após dia. Mas, o que de fato mudou na rotina dessas pessoas?

A suspensão das aulas em escolas e universidades, fez com que crianças, adolescentes e jovens transformassem o ambiente de suas casas em verdadeiras salas de aula e espaços para estudo diário. O que chamou a atenção para a disparidade entre a falta de conforto, estrutura e suporte de uns e a comodidade de outros. Pais assumiram o lugar dos professores e passaram a compreender o seu verdadeiro papel diante da educação dos filhos. Deixando dessa forma de responsabilizar totalmente a escola por esse ofício.

As especialistas em educação e fundadoras do projeto SOS Educação, Roberta e Taís Bento, entendem que a escola deve ser vista como uma verdadeira rede de apoio, mas também é preciso que os adultos percebam seu papel nessa relação. Tal parceria, resulta no fortalecimento de três competências essenciais para enfrentar o mundo: senso de responsabilidade, autoestima e a capacidade de lidar com a frustração, segundo as especialistas.

LEIA TAMBÉM  A polêmica do ENEM .... Superior Tribunal de Justiça nega pedido de adiamento

Nesse ínterim, cabe aos pais ou responsáveis, criar hábitos de estudo para os filhos, programar-se para acompanhar a realização de algumas atividades e interagir, tratar de assuntos alheios aos conteúdos escolares, como contextos de filmes, situações cotidianas, entre outras.

As instituições de ensino, por sua vez, viraram estúdios de gravação e sets de filmagens! E os mestres, ah, os mestres se transformaram do dia para a noite em youtubers, câmeras, apresentadores, animadores virtuais, com a difícil tarefa de manter acesa a chama da curiosidade, conquistando a atenção dos alunos por detrás dos eletrônicos, com intuito de palear os danos causados pelo isolamento social, seja no âmbito afetivo, seja no processo de aprendizagem.

Ah, quanta novidade! Na próxima semana, daremos continuidade à temática, apresentando as principais dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos no âmbito educacional e traremos sugestões de como melhorar essa rotina. Fiquem de olho!!!

 

Triângulo Educacional: pais, alunos e professores juntos na Pandemia

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente muitas mudanças na educação, esse estudo a distância deve ser acompanhado de perto pelos pais, uma vez que esse tipo de ensino exige maior disciplina dos alunos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui