Turismo da Bahia segue crescendo acima da média nacional

0
158

As atividades turísticas Brasil tiveram, em 2023, o maior faturamento para um mês de maio desde 2014, conforme vimos anteriormente, na Bahia o resultado não foi diferente, quando os índices apontaram um crescimento de 13,6%, na comparação com o mesmo mês de 2022, enquanto o crescimento nacional foi de 8,6%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi resultado da movimentação econômica, principalmente, de empresas dos ramos de transportes aéreo e rodoviário, locação de automóveis, alimentação e agências de viagens. O estudo mostra que, em 2023, o turismo da Bahia segue em alta, com crescimento de 12%, entre janeiro e maio. No período, o Brasil registrou aumento de 8,4%.

Os indicadores de desempenho do setor, elaborados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em junho deste ano, seguem a linha apontada pelo IBGE. No período, a Bahia recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes durante o São João. O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia aumentou 11,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A rede hoteleira de Salvador teve aumento de 12% na taxa de ocupação, pelo mesmo comparativo.

No primeiro semestre de 2023, o fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia foi o maior do Nordeste, com 4,9 milhões de viajantes, enquanto o segundo colocado, Pernambuco, registrou 3,5 milhões. O aeroporto de Salvador se consolidou como o principal portão de entrada de estrangeiros na região, com 135,7 mil passageiros do exterior (embarque e desembarque), um incremento de 83%, no comparativo com o mesmo período de 2022. Pernambuco ficou na segunda posição, com 124,8 mil passageiros internacionais.

Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, os resultados atestam que as ações no turismo baiano estão em rota de desenvolvimento. “É gratificante ver que o esforço conjunto de todos os agentes envolvidos nas atividades turísticas, tendo à frente o Governo do Estado, coloca a Bahia em posições de lideranç0a no país. Destaco que o nosso foco no mercado internacional teve uma grande evolução. Vamos seguir no trabalho firme e contínuo, para atrair um número maior de turistas estrangeiros e fortalecer cada vez mais os destinos baianos”.

FONTE: SETUR BA
LEIA TAMBÉM  Abapa prestigia campanha Sou de Algodão em desfile no São Paulo Fashion Week

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui