UNIFASB produz tecnologia em saúde e doa material de proteção contra Covid-19

em Educação e Cultura
6 de agosto de 2020

O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), através do Programa de Inovação & Tecnologia (PI&T), aplicado à Saúde, está com um projeto de impressão de equipamentos de proteção em 3D, destinados a suprir as necessidades da região Oeste da Bahia. Na última semana de julho, foram doadas mais de 100 máscaras protetoras individuais conhecidas como faceshield e adaptadores de máscaras, para uso e proteção contra o novo Coronavírus.

Na quarta-feira (29), o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17ºGBM), recebeu 15 unidades e na sexta-feira (31) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ganhou 50.  O UNIFASB também foi contemplado com 40 unidades. “O Programa de Inovação & Tecnologia tem o propósito de produzir qualquer tipo de material com certificação na área da saúde para ajudar órgãos e entidades fornecendo equipamentos de qualidade”, avalia Eduardo Cena, coordenador do PI&T.

Os equipamentos de proteção foram produzidos em impressora 3D, resultado de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O UNIFASB iniciou o processo de produção pioneiro neste ramo. Já em fase de estruturação, o PI&T busca contar com novas parcerias para continuar contribuindo para a melhoria da saúde pública no Oeste da Bahia.

UNIFASB produz tecnologia em saúde e doa material de proteção contra Covid-19No 17ºGBM, o Capitão Nero destacou a importância de salvar vidas. “A situação do novo Coronavírus é delicada e todo cuidado é pouco; os bombeiros estão à disposição para atender qualquer chamado de ajuda, já que o UNIFASB possui essa tecnologia vamos firmar parcerias para continuar ajudando quem precisa”, comenta ao analisar os equipamentos e frisar que são de qualidade superior aos comprados no mercado.

De acordo com o assessor especial junto à entidade mantenedora do UNIFASB, Roberto Marden Lucena as parcerias vão surgindo de acordo com as demandas. “Vamos precisar de 150 unidades para o uso de nossos professores e corpo administrativo. Para tanto, a gestão do UNIFASB aguarda a avaliação e aprovação do Plano de Contingenciamento apresentado junto ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura Municipal”, ponderou.

LEIA TAMBÉM  Unidade da Universidade de Oxford deve ser instalada no Brasil até 2022, diz Queiroga

Já a coordenadora da UPA, Jamile Carvalho, agradeceu a iniciativa e destaca que os EPIs são cruciais para a proteção dos profissionais que estão trabalhando na linha de frente nessa pandemia. “Acima de tudo, precisamos de cuidados na prevenção; esses equipamentos doados pelo UNIFASB nos garantem mais segurança ao tratar de pacientes com sintomas da Covid-19”, destacou.

Fonte Araticum

 

/ Published posts: 2696

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram