O coronavírus canino e felino, também pertencentes à família Coronaviridae, não infectam humanos e não estão relacionados à doença em humanos, atualmente em evidência. Lembra que no último post comentamos sobre a vacinação dos cães, pois então, a vacina múltipla (V8 / V10) protege contra vários vírus e entre eles está o coronavírus, porém esse vírus é diferente do atual que causou a pandemia.
O coronavírus canino pode aparecer de duas formas, uma com manifestação respiratória e outra entérica, mais comum e que causa um quadro de gastroenterite (vômito e diarreia) .
Gatos também são infectados com um tipo de coronavírus, esse é responsável por causar uma doença chamada Peritonite Infecciosa Felina (PIF), patologia grave que infelizmente não tem vacina.
Recentemente foi divulgado na mídia um caso de um cachorro em Hong Kong positivo para covid-19, porém o animal possuía o vírus na superfície da sua pele, logo esse cãozinho não é portador do vírus, pode ter sido apenas um hospedeiro acidental, ou seja, que não seria capaz de transmitir o vírus para outros seres e nem apresentar os sinais clínicos da enfermidade. Ele apenas tinha o vírus em sua superfície, como em um objeto.
No cenário que vivemos, a informação é a melhor forma de esclarecer as dúvidas. Mantenham a higiene, tanto pessoal quanto dos seus pets e vamos nos cuidar!
Mais informações em:Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE)
https://www.oie.int/scientific-expertise/specific-information-and-recommendations/questions-and-answers-on-2019novel-coronavirus/