Vantagens e desvantagens do pé direito duplo

0
2529

Primeiramente vamos entender do que se trata essa expressão ‘pé direito’, que nada mais é do que a diferença, ou seja altura, entre o piso acabado e o teto acabado de um determinado cômodo. Neste sentido, dizer que determinado ambiente possui pé direito duplo quer dizer que ele tem o dobro do tamanho dos demais de uma residência.

Geralmente utilizamos um pé direito livre, já com forro acabado dos ambientes valores que giram entorno de 2,80 e 3,00 metros de altura, essa é uma medida confortável tanto para a sensação de amplitude quanto visual. Medidas mais baixas do que essas geram nas pessoas sensação de clausura, o que não é aconselhado.

Ao possuir um pé-direito duplo em sua casa, você poderá enriquecer o visual dela com longas lareiras, plantas exuberantes e em tamanho maior, janelas e portas mais altas, além de pendentes e lustres em maior porte, para deixar tudo ainda mais sofisticado e contemporâneo.

Em regiões mais quentes como centro-oeste, norte e nordeste, utilizar pé direito duplo faz com que a sensação térmica seja mais agradável, pois grandes vãos ajudam na ventilação e dissipação do calor com mais facilidade. Porém isto não quer dizer que regiões mais frias não permitam que uma casa tenha ambientes em pé direito duplo, devendo tomar apenas alguns cuidados como forro, cortinas, deixando o local mais aquecido.

Entre as principais desvantagens do uso deste artifício construtivo está a proteção acústica, devido aos grandes vãos obtidos, perdemos consideravelmente em conforto acústico, devendo apostar em decoração e mobiliário para compensar. Outra desvantagem trata-se de orçamento, uma vez que por ter o dobro do tamanho, esses espaços também acarretarão o dobro do orçamento das paredes, devido ao aumento da estrutura da obra.

LEIA TAMBÉM  A Tendência da Boiserie

O pé direito duplo traz amplitude para o ambiente, dando uma sensação de magnitude para o espaço. Além disso, essa característica traz valorização para o imóvel, então cabe a cada um avaliar a possibilidade de implantar este recurso construtivo em sua obra.

Vantagens e desvantagens do pé direito duplo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui