Você é uma pessoa esponja?

0
967

Quando isso acontece, um indivíduo toma para si as emoções que, na verdade, são de outro alguém. Evitar essa situação é fundamental para manter os sentimentos adequados e lidar com eles.

É importante saber estabelecer limites: Estabeleça limites claros sobre que tipo de emoções você está disposto a compartilhar. Ao deixar a linha bem definida, é menos provável sofrer com esse processo de transferência.

Pratique exercícios de meditação:

A meditação é uma excelente técnica para reconhecer o que acontece ao seu redor e em seu interior — inclusive, sobre os sentimentos.

O recomendado é realizar visualizações sobre aspectos positivos e até criar um “escudo” em seu pensamento. Imagine que todos os aspectos negativos estão sendo refletidos e afastados de você, sem se esquecer da respiração. Com a prática, o mecanismo se torna automático e é possível evitar o cenário negativo.

Trabalhe a sua inteligência emocional:

É preciso estar preparado para processar sentimentos e endereçá-los da forma adequada, nem tudo é sobre você, e nem tudo é para você;
Então reconheça, por exemplo, que nem toda mudança exige que você seja um agente.

Se uma pessoa está infeliz com uma situação da própria vida, somente ela pode fazer a transformação. Dessa forma, a sensação não deve contaminá-lo e sim fazer talvez com que você acolha e compreenda o outro, no mais é responsabilidade apenas do outro.

Considere se afastar para evitar o efeito esponja

Apesar de todas as outras técnicas serem eficientes, alguns casos exigem o puro e simples afastamento. Quando alguém é tóxico, não adianta tentar peneirar ou ignorar certas emoções. Ela vai inevitavelmente conseguir afetar o seu padrão emocional, então é melhor diminuir ou até mesmo suspender o contato.

LEIA TAMBÉM  Síndrome de Borderline

Tomar para si os sentimentos negativos de outra pessoa não é benéfico em nenhum aspecto. Ao colocar essas dicas em prática, poderá ser mais fácil conter o efeito esponja e se sentir mais feliz.

Você é uma pessoa esponja?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui