Com as intensas e constantes chuvas que tivemos na nossa região nos últimos meses, muitas pessoas puderam observar patologias (termo utilizado para descrever problemas construtivos de uma edificação) em suas casas, escritórios, lojas e apartamentos.
“Mas e agora, essas tais patologias podem comprometer minha estrutura?” Esse é um questionamento que muitos têm feito, e muitos não sabem como agir nesses casos.
Bem, antes que qualquer conversa, nós, profissionais da área, consideramos como patologia estrutural toda e qualquer falha que uma estrutura apresenta. Seja ela proveniente de erro humano (na hora de projetar ou executar), seja por vicissitudes naturais, como: chuvas, ventanias, deslocamentos de fossas e inundações, por exemplo.
Para que a origem dessa problemática seja descoberta e o problema sanado, é muito importante a presença de um profissional qualificado para avaliar o local como um todo, e assim, um Laudo Técnico feito. Antes de citar quais profissionais são qualificados para fazer essa análise, vamos entender melhor o que é esse laudo:
O Laudo é um relatório técnico emitido após a análise de uma situação na qual se faz um diagnóstico, é o resultado fotográfico de um ponto analisado. Ele traduz as constatações de situações específicas em torno de um fato ou objeto.
Um Laudo Técnico é diferente de um Parecer. Este último, pode ser emitido por um pedreiro de confiança, um estagiário ou até mesmo por aquele vizinho que já vivenciou de tudo um pouco. O Parecer é apenas uma opinião sobre o caso, sem efeito legal e sem nenhuma responsabilidade sobre ele. Já o Laudo Técnico tem que ser emitido por um profissional registrado e uma responsabilidade técnica (ART ou RRT) deve ser emitida.
Logo, procure sempre um engenheiro, um arquiteto ou especialista na área, antes de sair comprando materiais para a sua reforma.
De regra, o perito/especialista deve produzir o laudo técnico isento de qualquer interesse na causa. Seu trabalho deve estar fundamentado em provas e argumentos robustos, a fim de corroborar a imparcialidade que se espera desse profissional. Além de apontar problemas construtivos e patologias o laudo poderá ser uma peça fundamental na avaliação de imóveis.
Esse documento deve sempre presar pelo esclarecimento claro dos fatos tendo começo, meio e fim, devendo ser objetivo e escrito de forma simples, de fácil compreensão e com muita fundamentação. Uma vez que tanto os especialistas da área como leigos devam entender suas considerações.