Recentemente saiu um estudo no New England Journal relacionando o tipo sanguíneo das pessoas com a probabilidade de serem ou não contaminadas pelo coronavírus.
O sistema ABO é identificado por anticorpos e antígenos, os anticorpos reconhecem antígenos estranhos e reagem contra. Por esta razão que respeitamos a regrinha de quais tipos podem doar entre si e quais não podem.
Desde o início da pandemia os cientistas vêm fazendo buscas incansáveis com o objetivo de apurar o máximo de informações possíveis acerca da fisiopatologia do coronavírus. A relação da infecção pelo SARS-COV-2 com a tipagem sanguínea dos pacientes é pesquisada desde o ano passado, porém a maioria envolveu um número pequeno de amostras.
A equipe de pesquisadores europeus descobriu que pessoas com sangue tipo A tinham um risco 45% maior de se infectar do que pessoas com outros tipos sanguíneos.
E aquelas com sangue tipo O tinham um risco 35% menor de serem infectadas em comparação com os outros tipos sanguíneos. Nesse estudo, foram avaliados 1.900 pacientes com o novo coronavírus em estado grave na Espanha e na Itália, comparados com 2.300 pessoas que não estavam doentes.
São consideradas duas hipóteses acerca da correlação entre o grupo sanguíneo e a covid-19. A primeira é de que as pessoas do grupo sanguíneo O são menos propensas a problemas de coagulação, que tem sido apontada como um dos principais fatores de gravidade.
A segunda hipótese é de que o vírus teria o antígeno do grupo sanguíneo da pessoa infectada, logo, os anticorpos de uma pessoa tipo O neutralizariam o vírus quando contraído de alguém tipo A, parecido com as regras da transfusão sanguínea. Obviamente essa hipótese não funcionaria em todas as situações, haja vista que duas pessoas tipo O poderiam se infectar entre elas.
Até o momento nenhum estudo foi 100% comprovado, mas a ciência está no caminho para responder esses questionamentos. Esses achados recentes não indicam que o indivíduo de tipo sanguíneo A precise se desesperar, tampouco que o indivíduo tipo O relaxe nas medidas de prevenção.
Quando se trata de coronavírus, a melhor opção ainda são os cuidados de prevenção como o distanciamento, o uso da máscara, a higiene das mão e tomar a vacina quando chegar sua hora.
Espero vocês aqui de novo semana que vem!