Recebeu o décimo-terceiro e já quer ir pro shopping? Calma! Passamos aqui algumas dicas para usar seu dinheiro extra com cautela
Após longos meses de incertezas com a vida financeira, o mês de dezembro traz uma certa esperança para quem recebe o décimo terceiro salário, bonificação ou gratificação ou, ainda, consegue uma renda extra. É um alívio para o bolso neste período natalino, mas que merece atenção e planejamento para não acabar em gasto extra.
Listamos aqui 5 maneiras de usar a renda extra como oportunidade para iniciar 2021 com a vida financeira mais equilibrada:
1. Coloque as contas em dia
Faça uma lista do que está devendo e pague as dívidas, principalmente aquelas em que os juros são muito altos, como o cheque especial e o cartão de crédito. Lembre que, com o dinheiro na mão, é mais fácil negociar uma redução da dívida.
2. Guarde dinheiro
Depois de tanta restrição sofrida na quarentena, pode ser tentador sair gastando o dinheiro extra como se fosse o seu presente de Natal, afinal, você merece! Mas você também merece ter uma vida financeira tranquila, sem cobranças e preocupações com as dívidas. Então, dê valor ao seu dinheiro. Ele é tão valioso quanto aquilo que você quer comprar. Será que vale a pena sacrificar a sua paz por coisas que podem ser esquecidas no fundo do armário ou não ter utilidade durante o ano?
3. Limite os gastos com os presentes de Natal
O sufoco de 2020 nos deu uma lição: rever os nossos hábitos. Em nossas reflexões, cabe avaliar esta tradição de presentear, que aumenta a despesa, o dinheiro gasto não vai para aumentar a reserva e, ainda, pode prejudicar o orçamento. Será que ainda faz sentido gastar e não economizar dinheiro para quando precisar? Portanto, estabeleça um limite, não utilize toda a renda extra em presentes e faça a compra com dinheiro à vista. Acumule dinheiro e não dívidas.
4. Não gaste o dinheiro que ainda não recebeu
Neste ano, para muitas pessoas, o décimo terceiro salário será reduzido, parcelado ou sem data para receber. Então, não assuma dívidas e aguarde receber o dinheiro antes de ir às compras usando crediários, empréstimos ou cartão de crédito.
5. Utilize o dinheiro extra para as despesas no início do ano
Além das festas de fim de ano, você irá viajar? Planeje. E lembre-se que o ano novo começa com alguns compromissos financeiros extras, como pagamento do IPTU, IPVA, entidades de classe profissional (advogados, contador, psicólogos, dentistas, etc.), material escolar, e a renda extra pode salvar!
Fabiana Machado