5 motivos para ter um advogado ao seu lado na hora de se aposentar

1
651

O processo de aposentadoria no Brasil não é dos mais simplificados. A recente Reforma da Previdência trouxe dor de cabeça para muita gente, pois são várias regras novas e acabam por confundir quem tenta entendê-las. Sem falar o trabalho que é para comprovar que se contribuiu o tempo exigido para a Previdência Social.

Por essa razão, muitas pessoas optam por contratar advogados especializados para acelerarem seu processo de aposentadoria e garantir que não tenham nenhum direito a menos.

Vou listar todos os motivos pelos quais você também deve procurar por um advogado previdenciarista.

  1. Reunir os documentos corretos

Segundo o site do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), estes são alguns dos documentos que poderão ser solicitados para dar entrada no processo de aposentadoria:

  • RG ou CNH (um documento com foto);
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Guias de recolhimento do INSS (GPS);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço.

Você pode pensar que tem tudo isso, mas dependendo do benefício requerido, os documentos podem variar. Existem inúmeros benefícios negados já no início do processo pela falta dos documentos corretos.

Um advogado saberá reunir os documentos certos para o tipo certo de benefício.

  1. Calcular o melhor valor do benefício

Imagina trabalhar a vida toda e, no final, aposentar-se recebendo menos do que se tinha direito? Isso é muito comum entre leigos que aceitam a decisão da Previdência sem questionar.

Existem casos de empresas que não recolheram as contribuições, logo o INSS não conta aquele período como tempo trabalhado. O papel do advogado é provar que você trabalhou e contribuiu para a Previdência, mesmo com o erro da empresa.

LEIA TAMBÉM  Está com uma dívida impagável? Saiba como um advogado pode ajudar você

Independentemente se você passou a vida no setor privado, no funcionalismo público, na zona rural ou nas Forças Armadas, você merece receber cada centavo de aposentadoria e seu advogado pode ajudar você nisso.

  1. Identificar o melhor tempo para se aposentar

Principalmente agora com as novas regras da Previdência, é preciso saber bem quando se aposentar para não sair no prejuízo. Nesses casos, quem come rápido, acaba queimando a língua.

Alguns fatores precisam ser levados em conta, como sua idade, seu gênero, seu tempo de contribuição para a Previdência, os valores contribuídos e a espécie de trabalho realizado (setor privado ou público, trabalhador rural, professores, militares etc).

Com a Reforma, uma mulher de 62 anos que trabalhou no setor privado pode se aposentar pela idade mínima, mas se ela esperar para completar o mínimo de 15 anos de contribuição, é possível que sua aposentadoria seja mais alta. Cada caso deve ser estudado pelo advogado especializado.

  1. Auxiliar o processo judicial

Caso você opte por dar entrada no processo administrativo no INSS por conta própria e seu benefício for negado, você pode propor uma ação judicial perante a Justiça Federal.

No entanto, erros cometidos no processo administrativo podem prejudicar o julgamento do seu caso. O advogado previdenciarista serve para ajudar você a iniciar o processo corretamente e acompanhar a ação judicial, caso ela seja necessária. As chances de sucesso são bem maiores quando esse profissional está envolvido.

  1. Revisar a atual aposentadoria

E não é porque você já se aposentou que precisa ficar no prejuízo. Um advogado previdenciarista pode rever o que você deixou de receber no período em que você estava aposentado recuperando supostamente tudo que tinha de direito.

LEIA TAMBÉM  Posso me aposentar por ser alcóolatra?

Falando assim, dá até mais tranquilidade, não é? O advogado especializado na Previdência Social estudou bastante para garantir que você possa se aposentar com a segurança e o conforto que você merece depois de tantos anos trabalhados.

O INSS quer evitar fraudes, por isso é a função do seu advogado ajudar você a comprovar que sempre foi um trabalhador honesto atrás de seus direitos. Entre em contato com um advogado previdenciarista e dê início ao seu processo de aposentadoria.

5 motivos para ter um advogado ao seu lado na hora de se aposentar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui