A abertura oficial da 44ª Expointer ocorreu hoje (10), em Esteio/RS, com a presença de autoridades e o tradicional desfile dos campeões da feira agropecuária gaúcha. Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Eduardo Leite, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina e a secretária de Agricultura, Pecuária e desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti.
Na ocasião a ministra recebeu a medalha de Mérito Farroupilha, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e pelo deputado Aloísio Classmann, proponente do reconhecimento.
Como sul-mato-grossense eu me sinto um pouco riograndense, pois os gaúchos é que mudaram a agricultura do meu estado”, disse a ministra ao agradecer a honraria. Tereza Cristina parabenizou o governo gaúcho por não esmorecer e realizar a Expointer 2021, que ocorre até este fim de semana.
Durante sua visita ao evento, comentou que o Rio Grande do Sul também foi muito corajoso ao buscar o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. “Mas o trabalho duro começa agora, para manter o status”, alertou ao lembrar que nos últimos dois anos o Brasil conquistou 160 novos mercados para a exportação dos produtos do agronegócio nacional.
Nesta edição do evento, 115 animais – bovinos, ovinos, caprinos e equinos – que conquistaram o título de grandes campeões de 89 raças participaram do desfile, representando o melhor da genética animal apresentada na feira. A Expointer teve 4057 animais inscritos, sendo 2.825 de argola (que participam de julgamentos) e 1.232 rústicos (destinados a provas e leilões). A mostra começou no sábado passado e será encerrada neste domingo.
Fonte Correio do Povo