O primeiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será depositado no dia 31 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para enviar a declaração. São obrigados a fazer o documento todos aqueles que obtiveram faturamento não isento de tributação superior a 28.559,70 em 2022. Ou, rendimentos que são isentos, mas superaram R$ 40.000,00 no último ano.
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 segue até o dia 31 de maio, mas quem queria tentar receber a restituição já no primeiro lote, deveria ter prestado contas ao Fisco até quarta-feira, 10. As restituições serão pagas em cinco lotes que vão até o fim de setembro (veja calendário mais abaixo).
Após o envio da declaração, o contribuinte precisa esperar para verificar se estará entre os contemplados para receber a restituição, desde que a sua declaração não seja retida na malha fina.
Para saber em qual lote você vai receber a restituição, é preciso checar a data em que a declaração foi entregue. Também, é importante saber se você se encaixa em algum critério de prioridade, para que suas chances aumentem.
A previsão para que a consulta ao pagamento do primeiro lote do IR seja liberada é dia 24 de maio, no site da Receita Federal. Ainda não há informações sobre quantos contribuintes serão contemplados neste primeiro pagamento e qual o valor total do lote a ser distribuído.
Os critérios de prioridade do IR 2023 são:
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou que possuam moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
- Quem usou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição via Pix.
Calendário de restituição do IR 2023
- 1° lote: 31 de maio
- 2° lote: 30 de junho
- 3° lote: 31 de julho
- 4° lote: 31 de agosto
- 5° lote: 29 de setembro