Todos os anos o Ministério da Saúde realiza a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). No entanto, esse ano, a data foi adiantada por causa da pandemia, além de terem sido criadas novas estratégias para a realização da campanha evitando o máximo de aglomeração e contato. Uma dessas estratégias foi o Drive Thru, no qual as pessoas eram vacinadas dentro dos carros.
A campanha é organizada por fases e cada fase tem seus grupos de risco. A primeira etapa foi vacinar os idosos (acima de 60 anos) e os profissionais de saúde. Na segunda fase foi a vez dos portadores de doenças crônicas, caminhoneiros e motoristas de coletivos, gestantes, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e profissionais da força de segurança e salvamento.
Por que é tão importante se vacinar? E por que a campanha desse ano foi adiantada?
A importância de se realizar as vacinas da gripe anualmente é que não se tenha casos ou, caso haja, os sintomas e a gravidade sejam mais brandos, especialmente nos grupos de risco. A diferença dos grupos de risco e do restante da população é que os componentes dos grupos de risco possuem o sistema imunológico mais baixo e, por isso, tendem a responder menos eficientemente aos agentes infecciosos.
Quanto ao adiantamento da campanha nacional de imunização contra a Influenza H1N1, ele ocorreu a fim de evitar que os casos graves da gripe ocupassem leitos de internação nos hospitais e os deixassem indisponíveis para os casos de covid-19.
Caso você seja de algum dos grupos de risco, procure saber onde e em quais dias está acontecendo a campanha na sua cidade. É necessário levar um documento que comprove o seu grupo de risco. Em caso de doença crônica vale um laudo médico ou uma receita com seu nome, acompanhados de seu documento com foto.
Não se esqueça que, mesmo tendo tomado a vacina no ano anterior, precisa se vacinar esse ano novamente, uma vez que a cada ano a vacina é atualizada. A vacina desse ano de 2020 é trivalente, seguindo a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicada na resolução 2.753 de 2 de outubro de 2019 da ANVISA, tendo em sua composição: H1N1, H3N2 e linhagem B.
Por isso, se você é de grupo de risco, procure uma unidade básica de saúde (postinho) ou se informe no site da Prefeitura. Fique atento e repasse aos seus amigos e familiares.