No dia do Dentista, 25/10, dedicamos este espaço para lembrar que além da questão estética, cuidar dos dentes e da boca é importantíssimo tanto para a manutenção da saúde em geral como para o bem-estar físico e emocional, merecendo atenção ao longo de toda a vida. Então hoje resolvemos falar sobre algo que incomoda a muitas pessoas mas que por questões até mesmo de constrangimento, é pouco falado.
O mau hálito é uma condição que afeta algumas pessoas e pode ser muito constrangedora no dia a dia, tanto na vida pessoal como na profissional. Apesar de não ser considerado uma doença, o mau hálito pode ter origens variadas, necessitando de atendimento médico para um tratamento adequado.
O mau hálito, que também é chamado de halitose, é um sintoma que pode ocorrer devido a diversos fatores diferentes. Estima-se que em 90% dos casos acontece por causa de um problema na boca.
De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), no Brasil, as pesquisas mostram que aproximadamente 30% da população sofre com o mau hálito.
É importante ficar de olho nas causas da halitose, uma vez que pode indicar que o organismo está em desequilíbrio e precisa de algum tipo de tratamento específico.
A seguir, veja o que causa o odor desagradável na boca.
Saburra lingual
O problema de saúde trata-se da formação de uma placa bacteriana depositada sobre a língua. Com isso, surge uma secreção esbranquiçada ou amarelada que se adere ao dorso da língua e é composta por restos de alimentos, células da mucosa bucal e bactérias. Essa situação causa um mau odor bucal.
Cáries
A cárie dentária ocorre pela ação de bactérias presentes na boca que transformam restos de alimentos em ácidos. Um dos sintomas é o mau hálito.
Periodontite
Trata-se de uma doença que afeta a estrutura de suporte do dente. Geralmente, acontece devido ao acúmulo de tártaro que se forma por causa das placas bacterianas. Essa situação também causa mau odor na região bucal.
Gengivite
A principal causa da gengivite (inflamação na gengiva) é o acúmulo de placas bacterianas nas superfícies dos dentes causado pela má higiene bucal. Quando isso ocorre, o resultado é a halitose.
Cáseos
As placas bacterianas depositadas nas amígdalas causam sintomas como dor de garganta, boca seca e também o mau hálito.
Xerostomia
Conhecido popularmente como boca seca, o problema de saúde causa um ressecamento bucal, o que aumenta a descamação de células epiteliais da mucosa da boca. Sendo assim, elas serão depositadas na língua e decompostas pelas bactérias que se alimentam dessas células. Esse processo aumenta a formação de maus odores na boca.
Estresse
O estresse diminui a produção da saliva, que é responsável por eliminar a formação da placa de bactérias na boca. Por isso, quando a quantidade de saliva diminui, surge a halitose.
Doenças
Algumas doenças também causam a halitose. Entre elas, podemos citar: insuficiência renal ou hepática, bronquite, apneia do sono, refluxo e inflamações na garganta.
Diabetes descompensada
Quando a diabetes está descontrolada pode ocorrer o mau hálito, porque a glicose alta no sangue causa secura na boca e o odor desagradável. Geralmente, esse cheiro lembra a acetona ou a uma fruta envelhecida.
Além disso, as pessoas com diabetes frequentemente também apresentam doença periodontal, o que contribui para piorar o hálito.
Pouco consumo de água
Beber pouca água durante o dia diminui o fluxo salivar, o que causa o aumento de alimentos entre os dentes. Isso amplia as chances de desenvolver cárie, e consequentemente, a halitose.
Tabagismo e consumo de álcool
Tanto fumar quanto consumir bebidas alcoólicas pode agravar o mau hálito. Isso porque esses hábitos prejudicam e ressecam a mucosa bucal. E ocorre uma higienização bucal inadequada e a diminuição do fluxo salivar. Com isso, há a proliferação de micro-organismos na boca. E, consequentemente, surge o mau hálito.
Ficar muito tempo sem comer
Quem não tem horário certo para se alimentar pode ter mais halitose. Pessoas que ficam sem se alimentar por longas horas apresentam um odor desagradável na boca. Por isso, é comum o mau hálito pela manhã.
Consumo de alguns alimentos
Alguns alimentos como cebola e alho, por exemplo, causam mau hálito. Isso ocorre porque o estômago absorve os óleos dos alimentos durante a digestão. Em seguida, eles passam para a corrente sanguínea e chegam aos pulmões e depois causam odores desagradáveis na boca.
Sinais para identificar mau hálito
Algumas pessoas podem ter dificuldade para identificar o mau hálito, uma vez que o olfato se acostuma com o odor desagradável. Uma forma de notar o mau hálito é colocar as mãos sobre o nariz e a boca para soprar e sentir o hálito.
Alguns outros sinais indicam o mau hálito.
- Saburra ou saburra lingual;
- Sangramento, inchaço e vermelhidão das gengivas;
- Sensação de boca seca;
- Gosto ruim na boca.
- Para eliminar o mau hálito é muito importante descobrir a causa do problema. Mas manter os bons hábitos de higiene é fundamental para prevenir e controlar a halitose. Por isso, é necessário escovar os dentes sempre após as refeições e passar o fio dental de forma correta.
Vale destacar que, muitas vezes, a halitose ocorre por causa das bactérias que se reproduzem rapidamente na boca. Sendo assim, eliminar qualquer resíduo alimentar na boca após cada refeição pode ser eficiente.
Além disso, é importante escovar a língua e usar um enxaguante bucal para ajudar a remover as bactérias que a escova não alcança.
É necessário manter-se hidratado para aumentar o fluxo de saliva. Outra dica é ter sempre à mão gomas de mascar sem açúcar para estimular a salivação.
Vale a pena abandonar o cigarro e as bebidas alcoólicas para evitar irritar a gengiva e agravar o mau hálito. Também é indicado consumir menos açúcar.
- A pessoa também deve evitar ficar mais de 3 horas sem se alimentar.
A visita regular ao dentista também é recomendada para checar como está a saúde bucal. Durante a consulta, será realizado um exame físico para diagnosticar as causas da halitose.
Tratamento para mau hálito
-
Menos saliva
Podem ser indicados medicamentos que estimulam a glândula salivar e aumentam a quantidade da saliva.
Problemas como gengivite, periodontite e saburra
Existem tratamentos personalizados que indicam instruções adequadas de higiene bucal de acordo com cada problema. E também medicamentos e produtos para controlar o mau hálito.
Higienização e profilaxia
Neste tratamento, o dentista realiza a remoção da placa bacteriana e do tártaro. Isso ameniza os problemas de saúde bucais e também o mau hálito.
Mudanças na dieta
A indicação é manter uma dieta balanceada, incluindo consumir alimentos duros e fibrosos. Deve-se evitar alimentos com odor forte ou que tenham enxofre como alho, cebola, picles, repolho, couve e brócolis. Vale a pena diminuir o consumo de alimentos que aumentem o ressecamento bucal, como os com muito sódio, quentes e condimentados.
Remédio caseiro para mau hálito
O melhor a fazer quando o mau hálito incomoda é buscar ajuda especializada. No entanto, alguns ingredientes podem diminuir o desconforto, mesmo que de forma momentânea.
Entre os alimentos que podem contribuir para melhorar a halitose estão: mascar cravo-da-índia, folhas de salsinha e realizar gargarejos com água e própolis, chá de hortelã, bochechos com eucalipto e bicarbonato de sódio.
-
Mau hálito vem do estômago?
Na maioria das vezes não. E as causas do mau hálito variam bastante. A quantidade de pessoas que sofrem de mau hálito por causa de problemas no estômago é bastante pequena.
Quem tem úlcera, por exemplo, pode ter halitose por causa das bactérias que causam o problema de saúde.
Outro motivo de mau hálito decorrente do estômago é o problema de refluxo gastroesofágico. Nesses casos, o ácido que vem do estômago volta e causa uma sensação de ardência no peito e na garganta. E o mau hálito é um dos sintomas do refluxo. Sabe-se que os prejuízos causados à garganta e às estruturas da boca podem fazer com que bactérias cresçam na boca, e consequentemente, surge a halitose.
Em casos ainda mais graves, o câncer de estômago em estágio avançado pode causar mau hálito. Isso ocorre quando há necrose nos tecidos. Assim, há a produção de algumas substâncias de odor desagradável, que são carregadas pela corrente sanguínea.
Quando chegam aos pulmões são eliminadas pela expiração e provocam halitose. Nessa situação, o forte odor pode ser identificado tanto pela boca quanto pelas narinas.
Por isso, quando surgir o mau hálito é importante buscar ajuda médica ou do dentista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento o quanto antes.
- Fonte Minuto Saudável