Já que nossos assuntos aqui estão girando em torno de cores, não poderia faltar o assunto do momento: TIE DYE.
A técnica milenar foi originalmente desenvolvida pelos japoneses no século VI e VII, conhecida como shibori. E logo após os tingimentos eram feitos por Asiáticos, africanos e indianos. Hoje apontada pela passarelas e especialistas como uma forte tendência. Na década de 60 e 70 foi incorporado o nome tie-dye quando começou a aparecer no ocidente e assim nas comunidades hippie. Dai o nome TIE (amarrar) DYE (tingir).
Logo caiu no gosto dos famosos, por representar liberdade e alegria com suas combinações inusitadas de cores. Seja pelo atual contexto político-econômico no qual estamos inseridos atualmente, ou pela demanda cada vez maior de itens personalizados e exclusivos a antiga técnica de tingimento volta a aparecer fortemente destacada em 2019 e 2020 e ouso dizer que perdurará ate meados do ano que vem.
Graças a estampa alegre e o mix de cores as combinações são inúmeras. Nas confecções, o tecido de estampa tie-dye pode ser incorporado em produções para o público infantojuvenil e adulto, para homens e mulheres. O tie-dye reaparece no verão 2020 na linha praia, na moda íntima e em peças fitness e casuais. A releitura dessa moda dos anos 70 pode surgir tanto pontual como no look completo.
Também há espaço para o tecido tie-dye mais discreto. Nesse caso, as cores são um tanto “apagadas” e em tons pastel, como amarelo claro, azul bebê, rosa millennial e lilás.
Na versão monocromática, a estampa torna-se menos casual, funcionando bem tanto para o público jovem, adulto e maduro. A reinterpretação desse sucesso da moda acontece com uma ou duas cores e em tecidos sofisticados.
O tie-dye ainda pode ser neutro em tons de nude, marrom e preto combinados com branco dão o tom mais sério e refinado às produções.
O importante é saber usar e combinar adequadamente as estampas e se jogar nessa tendência que é democrática.
Beijos,
Super tô acompanhando essa moda nas redes sociais e principalmente em seu Instagram, e não é que peguei gosto, já vou adquirir a minha e entrar nessa moda alegre e de misturas de cores. Beijos!