Com o este nome pouco comum, talvez você já tenha visto esta tendência aplicada em algum lugar, porém não sabe o seu verdadeiro nome. A boiserie – pronuncia-se boaserrí – tem sua origem na França influenciada pelo movimento rococó com o objetivo de adornar de forma requintada as paredes das casas nobres e feita originalmente em madeira.
Com o passar dos anos, esta técnica sofreu alterações para se adaptar as necessidades atuais, dessa maneira, além da madeira passou-se a confeccionar molduras em gesso, cimento e até mesmo isopor, como uma forma de baratear o custo das peças, que apresentam o mesmo efeito em qualquer que seja a sua composição.
Muito se confunde com boisere com rodameio, pois trata-se de aplicações na parede, porém este é a aplicação de uma única peça retilínea, réguas de madeira, que dividem a parede geralmente ao meio e segue por todo o ambiente, criando assim uma moldura horizontal.
É importante ressaltar que a sua utilização nos ambientes deve ser cautelosa, uma vez que é um estilo rebuscado e clássico, ou seja, o restante da decoração deve casar-se com a composição e escolha da boiserie aplicada nas paredes. De modo geral peças com mais detalhes, arabescas tendem a decoração para um estilo mais clássico, por outro lado, peças retilíneas sem detalhes tendem ao contemporâneo.
Ao optar pelo uso das boiseries, atente-se ao pé direito do ambiente, pois a divisão das paredes seja com relevo, linhas, até mesmo pintura dão a impressão de achatamento, desse modo se sua casa tiver um pé direito muito baixo é importante avaliar o uso de outro efeito decorativo.
O mais comum e recomendado a fim de não errar na hora de fazer uso das boiseries é pintá-las da mesma cor das paredes onde serão feitas as aplicações, porém nada impede que você ouse nos adornos, arandelas e até mesmo quadros de forma que “quebre” com o estilo clássico das molduras.
Lembre-se de tirar todas as medidas e planejar a colocação das peças, o segredo de uma boa apresentação visual deste efeito está na composição harmoniosa. Para um acabamento perfeito opte por emendas de canto em 45º, ele que irá diferenciar um modelo do outro.
Já ouviu a expressão “menos é mais”? Então neste caso faz toda a diferença, uma vez revestida uma parede torna-se destaque no ambiente, descartando a necessidade de revestir as demais. A técnica da boiserie é rebuscada e marcante e deve ser utilizada com cautela. No mais é o que sempre aconselho: Use e abuse da sua criatividade.