Na hora reformar ou decorar, é preciso mais do que um bom planejamento. Para garantir espaços harmoniosos, funcionais e que tenham um bom custo-benefício, não se pode deixar nenhum detalhe de fora.
Neste momento surgem muitas dúvidas, e a dica é consultar um especialista para evitar erros. Vamos esclarecer algumas dúvidas para quem planeja remodelar um imóvel.
O primeiro passo é fazer uma lista com tudo o que precisa ser renovado
Leve em consideração as necessidades de todos os integrantes do espaço. Identifique se serão mudanças mais estéticas com pequenos reparos, como mudar móveis e refazer pinturas, ou mudanças com maiores intervenções, como ampliar espaço que necessite quebrar ou construir paredes, por exemplo.
Após esta análise, tenha em vista o orçamento disponível para desenvolvimento do projeto. No caso de reforma, leve em consideração possíveis imprevistos e preveja uma folga de aproximadamente 15% do valor total do orçamento.
Disponha tempo com um bom planejamento de projeto, para evitar atrasos na obra
Criar um cronograma com os prazos da obra de maneira realista pode evitar dores de cabeça futuras. Lembre-se que nem sempre encontramos todos os materiais necessários à pronta entrega, por isso, esse prazo tem que ser previsto para que a obra não fique parada no meio do caminho. Um bom planejamento faz com que a reforma ou construção ande mais rápido e seja mais assertivo no controle financeiro.
Fique atento às regras do condomínio
Se a obra é em condomínio, não esqueça de analisar os horários de trabalho permitidos, o local de carga e descarga, uso e limpeza de elevadores.
Sobre elevadores, é importante saber suas dimensões e levar isso em consideração na hora de comprar os materiais. Sempre analise se o item vai entrar no elevador ou precisará de escada ou içamento.
Contratar um profissional adequado para cada área faz toda a diferença, pois são eles que vão prever problemas e encontrar soluções durante o processo. Além das questões estéticas, econômicas e de prazo de obra, somente um profissional pode emitir documentos que confirmem a segurança e aprovação para execução do projeto.
Evite retrabalho
Faça orçamentos prevendo não apenas o preço, preze também pela qualidade de materiais e mão-de-obra. Busque referências.
Imagine toda a sua rotina neste novo ambiente, para assim, evitar esquecer algum item no projeto. Lembre-se de deixar tomadas extras em locais estratégicos para os eletrodomésticos e eletrônicos.
Fique atento aos móveis e eletrodomésticos: verifique se tem tomadas para todos eles, analise seu manual técnico e siga as especificações de medidas e distanciamentos necessários para instalação.
Seguir o manual técnico de todos os itens é primordial para um bom andamento da obra e funcionamento do espaço finalizado.
Pense na composição estética em um todo
Defina uma paleta de cores para o projeto em geral. Contemple revestimentos, acabamentos de paredes, móveis e eletrodomésticos.
Prefira cores neutras e ouse nas cores em elementos de fácil mudança, como almofadas e quadros.
Na hora de comprar móveis soltos é aconselhável visitar as lojas e testá-los, principalmente se tratando de assentos para garantir uma boa ergonomia. Verifique acabamentos, texturas e conforto. Não esqueça de analisar os tamanhos adequados dos móveis de acordo com o layout estabelecido, isso garante uma boa circulação no ambiente.