Escolha da Cuba: Louça ou Esculpida?

0
1534

Durante o processo de escolha das peças sanitárias de um banheiro surgem muitas dúvidas, principalmente com relação a escolha das cubas que vai muito além da estética, mas sim da funcionalidade e para que não haja erros neste momento é preciso estar atento ao tipo de uso desta cuba: Você vai apenas lavar as mãos ou o rosto também? Usará todo dia ou esporadicamente? Quanto de espaço teremos para encaixar esta cuba de modo que ela fique confortável? Entre outras questões pormenores.

A título de esclarecimento, cuba esculpida é o nome que se dá às cubas feitas no mesmo material da bancada, seja de mármore, granito, porcelanato ou algum material sintético, como os da marca silestone por exemplo. Por outro lado, cuba de louça são aquelas tradicionais que encontramos no mercado.

Seguindo com as especificações, as cubas de louça estão divididas entre cubas de apoio, onde a peça toda fica sobre a bancada; de sobrepor, onde ficam parcialmente visíveis; de embutir, sendo as mais tradicionais e financeiramente mais baratas e totalmente ocultas na bancada e de semi-encaixe onde parte da peça avançará para diante da bancada onde será instalada.

As cubas esculpidas podem adotar todas estas características apresentadas acima, porém o grande diferencial destas está na válvula de escoamento oculta, que significa em poucas palavras que você não verá por onde a água descerá, de forma popular, não verá o “ralinho”. Para ocultar a válvula existem basicamente duas formas, uma é fazer a cuba em rampa para o escoamento natural da água e fazer a manutenção por baixo da bancada. A outra é colocar uma sobre-tampa do mesmo material em uma base plana e a remoção dessa sobre-tampa deve ser feita com uma ventosa.

LEIA TAMBÉM  Vantagens do rodapé em PVC

Visualmente sem dúvidas a cuba esculpida vence, porém sua execução e manutenção são menos simples, porém não é um empecilho para sua implantação no ambiente desejado.

Por fim, para ajudar a solucionar este desafio sobre qual solução adotar para sua obra, sugiro que em banheiros de uso contínuo você opte por uma cuba de louça com válvula aparente e em locais de usos mais esporádicos, como os lavabos, por exemplo, escolha as cubas esculpidas.

Escolha da Cuba: Louça ou Esculpida?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui