Em um país extenso como o Brasil, temos uma gastronomia muito diversificada, cada região tem suas características, sua identidade.
Hoje quero citar aqui um pouco da gastronomia mineira, que por sinal gosto muito, com suas características e particularidades. A fama da gastronomia mineira tem ultrapassado as fronteiras do seu estado. Muito conhecida pelo pão de queijo e das suas variedades de queijos, ficam como destaque nas características da gastronomia mineira, que recebeu forte influência africana e portuguesa deixando -a diversificada e saborosa.
Podemos afirmar que a combinação entre clima e espaço geográfico é um dos fatores propícios para o benefício advindo da agricultura e da pecuária.
Muitas outras coisas também se destacam na gastronomia mineira, além dos queijos e pães. Uns dos que podemos citar é o tutu de feijão com costelinha de porco que é um queridinho dos mineiros por conta do sabor inigualável. Algumas pessoas dizem que o prato tem sua origem na cozinha dos escravos. Entretanto, outras – que provavelmente são mineiras – dizem que o tutu é precursor da famosa feijoada. E porque não falar do frango com quiabo, que foi introduzido na culinária mineira por meio dos índios, mas tem também influências portuguesas e africanas. Na receita original, o frango é cozido com especiarias, cheiro verde e quiabo e é servido com angu. Bem mais que sabor, os mineiros têm um capricho especial em suas comidinhas seguindo as tradições que exprime a fama. Bem posso falar dessas características mineiras pois tenho forte ligação familiar com essa culinária.
Muitas são as variedades desta queridíssima gastronomia, hoje fico por aqui esperando outra oportunidade para relatar comidas tão gostosas quanta a mineira.
Um abraço