A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis.
Um passo importante para desenvolver a resiliência é entender que as coisas quebram, que dão errado, que perdemos pessoas, coisas e trabalhos… É normal e necessário experimentar sentimentos e sofrimentos revezes as dificuldades da vida.
Comece a treinar você no terreno da dificuldade. Temos a tendência de ir pelo caminho mais fácil, mas se você quer se tornar uma pessoa com auto nível de adaptação à circunstancias ruins, negativas, e mesmo assim conseguir retornar ao estado normal, ou até́ mais forte, você precisa ir para onde tem desafios, onde tem dificuldades, onde você vai errar e vai ter que aprender com seu erro.
E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir?
Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. É importante focar nas diferentes formas de como você poderá́ se comportar e não apenas no que fez de errado nas circunstâncias passadas.
Então não fique esperando a sola do pé́ ficar grossa para pisar no chão quente, pise no chão quente para sua sola do pé́ ficar grossa, esse é o segredo.