Transtorno de personalidade narcisista (TPN)

0
1073

O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de aprovação e falta de empatia, essa oscilação é muito comum, os picos entre a adoração e vitimização são muito inconstantes. O diagnóstico é realizado por critérios clínicos, e o tratamento deve ser realizado com psicólogo e, se necessário, um acompanhamento psiquiátrico.

Como as pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm dificuldades para regular a autoestima, eles precisam de louvação e afiliações com pessoas ou instituições especiais; eles também tendem a desvalorizar outras pessoas para que possam manter uma sensação de superioridade, e caso não consigam obter esse desfecho, tendem a se inferiorizar perante os outros. Indivíduos narcisistas superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Eles acham que são superiores, originais ou especiais. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica uma subestimação do valor e das realizações dos outros.

Esses indivíduos estão preocupados com fantasias de grandes realizações—de serem admirados por sua inteligência ou beleza avassaladora, de ter prestígio e influência ou de experimentar um grande amor. Eles sentem que devem se relacionar apenas com outros tão especiais e talentosos quanto eles mesmos, não com pessoas comuns. Não suportam ser contrariados ou até mesmo desmentidos na frente dos outros, pois isso acaba afetando diretamente em sua autoestima e ego.

Como os pacientes com transtorno narcisista precisam ser admirados, sua autoestima depende da consideração positiva dos outros e é, portanto, geralmente muito frágil. As pessoas com esse transtorno frequentemente observam para ver o que os outros pensam deles e avaliar o quão bem eles estão fazendo. Eles são sensíveis e se chateiam com as críticas dos outros e pelo fracasso, o que faz com que se sintam humilhados e derrotados. Eles podem responder com raiva ou desprezo, ou podem contra-atacar violentamente. Ou eles podem se afastar ou aceitar externamente a situação em um esforço para proteger sua sensação de autoimportância. Eles podem evitar situações em que podem falhar ou se sentirem inferior.

LEIA TAMBÉM  Você é uma pessoa esponja?

O tratamento com pessoas narcisistas tende a ser um momento delicado, por ter um senso de superioridade, tem dificuldade em aceitar qualquer ajuda, ou até mesmo em assumir um fraqueza perante outro indivíduo. Por isso é de extrema importância que a família e rede de apoio lide com muita paciência e não bata de frente, e sim que encontre estratégias para auxiliar essa pessoa a buscar e manter um tratamento.

E você conhece alguém ou convive com algum narcisista?

Transtorno de personalidade narcisista (TPN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui