De onde vem as águas termais que alegram os turistas em Goiás?

em Turismo
29 de abril de 2021
De onde vem as águas termais que alegram os turistas em Goiás?

O Parque Estadual de Caldas Novas, em Goiás, atrai turistas em busca de aventura e de suas águas termais. Mas você sabe de onde elas vêm?

O Cerrado é um complexo sistema de captação da água da chuva – é como se fosse uma floresta ao contrário. Árvores pequenas, mas com raízes profundas, maiores que as copas, e solo formado por rochas calcárias. É neste bioma que está o maior manancial de água quente do mundo.

Aos poucos, argila e areia se transformaram em um conjunto de rochas com mais de mil metros de altitude. Elas formam a Serra de Caldas. E são essas pedras gigantes, com rachaduras, que levam a água da chuva até o interior da terra, onde ela é aquecida e volta para a superfície a uma temperatura que pode chegar a 60 graus.

“Toda chuva que cai aqui no parque é responsável pela recarga do aquífero termal. Essa água desce em grandes profundidades, onde ela vai ter esse processo de pressão, outros processos que ela esquenta muito e aí ela passa a subir e a aflorar nas nascentes ao redor”, explica Maurício Tambelini, chefe do parque. O Parque Estadual da Serra de Caldas fica entre as cidades goianas de Caldas Novas e Rio Quente, e foi criado em 1970. No local, existem 18 minas de água quente e destas minas também surge um pequeno rio de água quente e transparente, de apenas 12 quilômetros, com muita verde ao redor e peixes de todos os tamanhos.

“Ele é mineral, porque ele tem bicarbonato de cálcio e magnésio. São propriedades que aconteceram no processo de formação dessa água quente”, explica Neide Tavares, gerente de meio ambiente do parque.

LEIA TAMBÉM  Pesquisa do IBGE aponta liderança da Bahia no turismo nacional

Fonte G1

/ Published posts: 2696

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram