Sopa, caldo ou creme: qual a diferença?

0
1239

Neste mês, mais precisamente no dia 21, começa a estação mais fria do ano, embora os termômetros já comecem desde o início do mês com temperaturas mais baixas. E tem melhor maneira de se esquentar do que comer uma sopinha (ainda mais se for acompanhada de uma taça de vinho)?

Mas você já parou para pensar na diferença entre caldo, sopa e creme? Pois deveria….

A sopa é a mais genérica da categoria, geralmente utilizada para se referir a todas as outras. É uma importante fonte de vitaminas e nutrientes, e costuma ser mais rala do que caldos e cremes. São cozidos de vegetais picados, carnes, peixes e mariscos. Mas também há as sopas frias como o gaspacho (tradicional sopa espanhola feita de tomate) e a minestrone (italiana, feita com legumes cortados, macarrão ou arroz).

Já o caldo é o mais simples deles e ainda serve como base para os outros dois. De maneira geral, são preparados de legumes, carnes ou peixes, e quanto mais cozinhar mais saboroso será. Os ingredientes mais comuns são cebola, alho, cenoura, salsão e alho-poró. Além disso um preparado de ervas aromáticas (salsa, tomilho e louro), conhecido como “bouquet garni”, também pode entrar na jogada.

E o creme? Ah o creme.

O creme é o mais espesso de todos e normalmente leva leite ou algum tipo de queijo. São mais grossos e gordurosos, ainda mais indicados para esquentar o corpo no frio.

Com tantas variações, os caldos, sopas e cremes são opções perfeitas para uma refeição leve, saudável e gostosa – de legumes e grãos, bem levinhas, ou mais suculentas, com direito a bacon e calabresa. 

 

LEIA TAMBÉM  Da Bahia, cocada é um dos doces brasileiros mais populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui