Hamburguer: difícil resistir

0
2602

Amanhã (28) comemora-se o dia Mundial do Hamburguer. Antes visto como aquele lanche rápido que satisfazia na hora da fome, ganhou o status de receita gourmet com a febre das hamburguerias. Surgiram vários blends de carne, molhos diferentes e acompanhamentos diversos que o deixaram ainda mais gostoso.

Você deve estar pensando aí que os americanos foram os responsáveis por inventar essa delícia, mas isso não é verdade. O hambúrguer foi criado há muito tempo: nos séculos 17 e 18, os tártaros, tribos que viviam no território russo, invadiram a Europa. Conta-se que eles tinham o costume de moer a carne dura para que ficasse mais palatável e que essa carne era transportada entre a sela e o lombo do animal, transformando-se em uma pasta.

No século XVII, alguns viajantes da Alemanha levaram a ideia para Hamburgo, onde um açougueiro moeu carne bovina, temperou e modelou em bifes arrendondados, que se tornaram bem populares por lá. Quando os imigrantes alemães foram para os Estados Unidos, levaram a novidade para lá, que ganhou o nome de hambur style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos colocaram a carne grelhada no pão e, então, nascia o hambúrguer, que hoje é um clássico nos Estados Unidos. Esse lanche chegou ao Brasil somente em 1952, quando o norte-americano Robert Falkebur abriu uma lanchonete no Rio de Janeiro.

De lá para cá, muita coisa mudou em relação ao preparo do prato: além de ganhar os holofotes da indústria e ser produzido em larga escala, hoje, encontramos uma infinidade de variações de hambúrgueres, métodos de preparo e ingredientes, devido à quantidade de negócios na área.

Hamburguer: difícil resistir

Para se ter uma ideia do impacto desse prato no contexto mundial, uma pesquisa afirma ser impossível calcular a quantidade de hambúrgueres que são consumidos no mundo diariamente, sendo que, somente no maior fast-food do mundo, são vendidos cerca de 12.528.000 hambúrgueres por dia, o que representa 145 unidades por segundo.

LEIA TAMBÉM  Pizza: italiana, egípcia, brasileira, rápida, deliciosa, individual e compartilhada!

Atualmente, o hambúrguer tem ganhado a atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes sofisticados. Inclusive, a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade para o sanduíche e há versões com salmão, peru, frango e até vegetariana.

No entanto, vale a pena esquecer a dieta neste dia. Por isso, aproveite a ocasião e prepare seu hambúrguer para comemorar

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui