Você já deu uma “stalkeada”? Não precisa responder essa pergunta, mas saiba que essa é uma atitude até que comum nos dias de hoje. “Stalkear” é uma prática de busca investigativa e que se acomete muito nas redes sociais.
Quando ela ocorre num grau baixo, ela tende a não apresentar nenhum problema. Porém, o significado de stalker ganha outra conotação quando realizada de forma intensa, afinal, pode representar um perigo muito grande, principalmente quando nos referimos à saúde mental de milhões de pessoas que estão por traz dos celulares e computadores.
Quando falamos dessa era digital que traz muitos benefícios as nossas vidas, tanto de lazer como questões profissionais, tendem a ser esquecidas que são uma ferramenta de alcance de pessoas e que esse alcance muitas vezes tem que ser pensando e avaliado como qualquer outro contato presencial, pois existem seres humanos que são diretamente afetados com comportamentos compulsivos e obsessivos.
Conforme a psicologia explica, muitos stalkers não conseguem lidar com suas perdas e frustrações e isso pode desencadear em um desequilíbrio emocional, principalmente, diante à uma rejeição ou qualquer outro motivo que cause a insegurança, tristeza ou inferioridade. Sendo assim, eles se sentem motivados a estarem próximos ao indivíduo que os causa essa reação, pois, assim, procuram descontar ou prejudicar outro indivíduo por dificuldade de lidar com o que estão sentindo. Dessa forma, sempre visualizam e atacam muitas vezes a rotina e o dia a dia dessa pessoa, o que gera muitos danos psicológicos em ambos envolvidos.
Por isso é interessante sempre observar seus pensamentos e atitudes se condizem com relações saudáveis, pois muitas vezes nos sabotamos e acreditamos ser algo normal ou até mesmo necessário, mas quando estamos com nossa vida em equilíbrio, buscamos avaliar o que realmente nos faz bem e o que precisamos mudar para melhorar nossa qualidade de vida, e não esconder nossas frustações e feridas atrás de uma tecnologia que utilizada por mentes doentes, tendem a adoecer novas mentes.
CUIDADO, o excesso pode esconder uma falta, e essa falta só você pode tratar, se não conseguir sozinho, busque uma ajuda profissional!!!