– Ei, amigo, tu tens algum defeito pessoal?
– Eu? Não, mas tenho algumas qualidades menores.
– Qualidades menores! Como assim?
– Ué, qualidades menores! São aquelas qualidades nas quais tu não é tão bom assim ou que és nada bom. Mas isto não é um defeito, porque defeito tem o sentido de estragado né, e eu não sou uma pessoa estragada, sou alguém que tem boas qualidades e nem tão boas assim.
-Há, engraçado isto!
– Aliás, me faz lembrar um amigo que brindava dizendo: Às nossas qualidades que não são poucas!
– Humm taí, um bom jeito de pensar.
Não é que eu esconda as qualidades menores, porque isto não tem como se esconder por muito tempo. Mas é que eu estou buscando conhecê-las e ver como tirar proveito delas, como reverter em algo positivo.
– Ah, me dá um exemplo aí, então!
– Humm, deixa eu pensar…tá vamos lá. Imagine que por uma série de razões pessoais, na trajetória do teu crescimento desenvolvestes uma forte carência afetiva, que te leva a sempre querer agradar as pessoas, mesmo que não te favoreça, ok?
– Certo, e aí?
– Bom, aí, chega uma hora que este comportamento começa a atrapalhar a tua vida a ser uma qualidade menor. E, em muitas situações, afastar as pessoas do teu convívio ou internamente isto te machucar muito. Se tu conseguistes fazer algum processo de autoconhecimento que te levou a descobrir esta qualidade menor e o quanto ela te prejudica tu tens a opção de mudar e deixar de agir deste jeito. Mas pode também, tirar proveito desta maneira de ser, trabalhando em uma atividade onde esta qualidade menor, se transforme em algo positivo, algo que esta vontade diária de ajudar as pessoas traga benefícios prá ti e para os outros, de forma agradável, entende?
– Humm, mais ou menos. Me dá um exemplo?
– Tu poderias, por exemplo, trabalhar como guia turístico. Ou aquelas pessoas que têm o serviço de atendimento às pessoas, entende?
– Humm, seria como transformar um limão azedo em uma limonada doce?
– Isto, falou tudo. É bem isto!
– Entendi. Boa idéia esta. Excelente percepção! Então, um brinde às nossas qualidades menores que também não são poucas! Kkkkk
– Um brinde!