Abapa, uma Associação Solidária

0
674

Finalizando nossa série “Ações que Mudam”, com matérias que buscam elencar as ações das empresas e/ou associações com o intuito de minimizar os prejuízos sofridos em função da pandemia, chegou a vez da Abapa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão que  sempre busca auxiliar quando necessário e que fez da solidariedade uma luta contra a Covid.

O ano de 2021, que terminava com as boas notícias acerca da queda no número de novos casos e de mortes por Covid-19, surpreendeu, no apagar das luzes, com o advento de uma nova variante do vírus, a Omicron, que abalou os mercados e colocou a todos em alerta. Não demorou muito tempo para que se constatasse que, embora altamente contagiosa, sua taxa de mortalidade não se mostrara tão superior às cepas anteriores. A dedução mais evidente é que o fim da pandemia é uma incógnita e que, até que todos estejam protegidos, ninguém estará. Mais que nunca, a solidariedade se mostra a chave para uma grande transformação de realidades, seja no plano da geopolítica, da cidadania ou da boa vizinhança.

A Abapa entendeu, desde o princípio, que a pandemia exigia a superação de barreiras e o trabalho compartilhado para o seu combate, protegendo, assim, não apenas os seus associados, colaboradores, e os colaboradores das fazendas, mas a todos os que, direta ou indiretamente, se conectam com a entidade. Por isso, com o apoio de produtores e parceiros, a Abapa declarou guerra ao coronavirus, através de ações de esclarecimento, combate, de doações de equipamentos de proteção e hospitalares, para hospitais e profissionais de saúde da região e do estado.

“O compromisso da Abapa com a região Oeste da Bahia, e com o estado como um todo, vai além da significativa geração de empregos e divisas. A Associação é parte da sociedade e sua atuação se estende a ela, principalmente, nos momentos mais difíceis”, lembra o presidente Luiz Carlos Bergamaschi.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de LEM Prorroga Quarentena e Suspensão de Aulas

Após traçar as estratégias para garantir o funcionamento da cadeia produtiva na crise sanitária, com a edição de uma cartilha com as medidas preconizadas pela OMS, adaptadas ao setor, a Abapa encampou uma série de doações para auxiliar instituições de saúde no tratamento da doença.

Estas ações em prol do combate à Covid representaram um aporte de, aproximadamente, R$1,6 milhão, em doações de insumos hospitalares, EPIs, dentre outros. Um dos investimentos mais relevantes foi a montagem de um Laboratório de Testagem no Oeste da Bahia (Ufob), num investimento de R$360 mil, em equipamentos e insumos para 3 mil testes. “Esta doação agilizou os resultados, aumentou a testagem na região, ajudando a salvar vidas”, afirma Bergamaschi.

Abapa, uma Associação Solidária

A Abapa também doou 70 mil metros de tecidos, para confecção de até 700 mil máscaras de algodão, que foram distribuídos em 100 municípios baianos. Além disso, a associação doou sete mil toalhas de algodão para a Secretaria de Saúde do Estado e municípios do Oeste da Bahia. “Acredito que em breve a crise sanitária irá passar, mas o que aprendemos com ela tem de permanecer. Não se vence uma batalha lutando sozinhos”, conclui. A Ação teve o apoio do Fundeagro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui