Acelem, uma Associação Participativa

0
750

Dando continuidade a nossa série “Ações que Mudam” com matérias que tem o intuito de elencar o que cada instituição colaborou para amenizar o dano provocado pela pandemia, nossa entrevista de hoje é com a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães – Acelem.

Desde o início da pandemia, quando foi decretado o lockdown, a Acelem lutou muito em favor dos comerciantes para que os mesmos pudessem continuar com seus comércios abertos, cumprindo, é claro, todos os protocolos de segurança exigidos pela situação. Buscou através das autoridades municipais um posicionamento para garantir que o comércio funcionasse e assim diminuísse os prejuízos que ainda estavam por vir. Graças a ação rápida e eficiente da atual gestão da Acelem, o comércio local esteve praticamente apenas uma semana fechado durante todo o pior ano de pandemia.

Conforme a presidente da Acelem Telma Oliveira, “o momento foi muito difícil, precisamos de muita união e apoio para que o nosso comércio não sofresse de forma tão brutal os efeitos da pandemia. Sabíamos que não seria fácil mas com muito diálogo com o prefeito e equipes do governo local, conseguimos alguns benefícios como a liminar que garantiu um final de semana com o comércio aberto, cestas básicas e ajuda financeira para algumas categorias que sofreram mais com a pandemia. Tivemos momentos tensos, mas também de pequenas vitórias que fizeram muita diferença para nosso comércio”.

A diretoria da Acelem se mobilizou e conseguiu, através de uma ação na justiça, uma liminar em favor do decreto municipal que garantia que o comércio funcionasse no final de semana.

Muitas reuniões de planejamento foram necessárias, pois a cada momento surgia um impasse ou uma dificuldade que deveria ser vencida. Até mesmo o calendário de feriados precisou de atenção especial, e a Acelem mais uma vez esteve presente auxiliando no remanejamento dos feriados de forma que ficasse mais prático e rentável para o comercio que já estava sofrendo.

LEIA TAMBÉM  Harvard retira pele humana de livro antigo em biblioteca: polêmica revelada!

Lutou junto para que as academias, escolas e cursos, fossem consideradas pelo governo do Estado como serviços essenciais, visto que muitas pessoas que frequentavam estes locais estavam em processo de reabilitação, outras buscavam o local para controlar problemas de ansiedade por exemplo, sem contar, é claro, a necessidade de donos de academias e personais, que dependem delas para desenvolver plenamente suas funções, de garantir seus trabalhos e assim continuar a manter financeiramente suas vidas, que então passaram a funcionar com 50% de suas capacidades.

Se posicionou também, através de campanhas, contrária às festas clandestinas acreditando que estas eram focos verdadeiros de contaminação. Durante todo o período esteve presente através do desenvolvimento de várias campanhas de conscientização para os cuidados básicos e protocolos de saúde para evitar um retrocesso ao que vinha sendo conquistado. Contou com o apoio dos associados (comerciantes) na adesão ao controle e fiscalização dos protocolos de segurança fazendo com que todos exigissem o uso da máscara na parte interna de seus estabelecimentos. Apoiou e incentivou o programa de vacinação.

Conseguiu o apoio do governo municipal para as casas de eventos em forma de auxílio financeiro já que este seguimento ficou por muito tempo impossibilitado de desenvolver suas atividades.

Como reconhecimento de todo esse trabalho voltado para o fortalecimento dos associados comerciantes locais, Luís Eduardo Magalhães recebeu o prêmio por  1º, 2º e 3º lugares, entre 68 municípios no Programa Capacitar Bahia 2021/FACEB, onde 15  foram contemplados,  de apoio ao Desenvolvimento Local, entregue no último dia 10 em Valença/BA. “Gratidão a todos. Esse prêmio é resultado do envolvimento da diretoria, associados, consultores e equipe da Acelem em prol de ações em benefício dos associados. Foco, dedicação e muita ação, porque em 2022 podemos ser ainda melhores”, agradeceu a presidente.

LEIA TAMBÉM  Secretário e Superintendente de Trânsito pedem afastamento para concorrer a vereador

Acelem, uma Associação Participativa

Este ano a Acelem, acreditando mais uma vez na força do comércio local, lançou o Natal da Família Premiada, a campanha que é tradicional de final de ano da associação. E ela está mais forte do que nunca. São vários prêmios que totalizam mais de R$ 70 mil, com sorteio dia 29 de dezembro na Praça dos Três Poderes. E ainda nos dias 21, 22 e 23 o comércio estará aberto até a meia noite para facilitar as compras de última hora.

Veja a matéria completa Acelem lança a campanha Natal da Família Premiada

Enfim a Acelem se mostrou além de presente e eficiente, muito participativa em todas as necessidades do comércio em geral, andando lado a lado, ouvindo suas necessidades, procurando alternativas e buscando soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui