Qual o seu propósito na vida? Como isto pode influenciar na decisão sobre qual a profissão, trabalho ou atividade queres exercer? Em já tendo decidido ou estando em atividade no mercado de trabalho, qual o seu propósito para com ele? Em princípio parece uma pergunta filosófica profunda, como que buscando o sentido da vida e que faz a gente pegar uma lanterna forte e sair pelas ruas em busca da resposta.
Boa parte das pessoas podem responder que têm como propósito serem ricas, famosas, viajar sem se preocupar com as contas. Outras ter sucesso profissional e, para outras ainda, servir a uma causa importante na sociedade. Seja qual for a escolha, o caminho passa necessária mente por se conhecer mais e melhor. E uma dica para encontrar a resposta é buscar perceber o que gosta e o que não gosta de ser e fazer.
Parece uma proposta de auto-ajuda, mas é um pouco mais que isto. Quando se descobre um propósito e se vive com ele e para ele, acaba se tornando líder de si mesmo. E todas as coisas que atuam conjuntamente na sua volta, fluem para resultados que te fazem crescer como pessoa, mesmo quando não é uma situação agradável.
Se olharmos para exemplos ao nosso redor, podemos citar, por exemplo, alguns nomes conhecidos, como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, ou a sua (seu) vizinha(o) que trabalha em prol de causas sociais. E sempre notamos que mesmo diante das dificuldades, seu espírito está, na maioria das vezes, leve. E quando tu descobres isto, vai acontecer de se conectar com pessoas semelhantes.
E então se parte para a segunda etapa da questão. A empresa na qual você trabalha, tem um propósito para si e para sua atuação na sociedade? Quando uma empresa formata e desenvolve o seu propósito que é diferente da Missão, as pessoas que buscam trabalho nela terão o mesmo foco e acabam trabalhando mais felizes. O ambiente muda.
Isto também pode ser implantado na sua propriedade rural, bastando que fique claro qual é este propósito? Ah, ok, produzir alimentos de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, a flora e a fauna? Mas não basta ficar no discurso, é preciso ter a prática efetiva disto.
Há um risco em descobrir o seu propósito? Sim, tem. Perceber que aquilo que tu estás fazendo neste momento, não te deixa feliz. Mas não se assuste o propósito é libertador porque sempre leva a um nova etapa.
E então, já descobriu teu propósito?