Alergias emocionais: causas e sintomas

0
682

As pessoas pensam que corpo e mente são duas partes separadas do corpo humano. Porém, trata-se de dois aspectos diferentes, mas interligados. O desequilíbrio de uma afeta o funcionamento do outro. Muitas doenças orgânicas podem ter seu ponto desencadeante a partir do desequilíbrio mental, o que chamamos de doenças emocionais ou psicossomáticas. A somatização é um transtorno emocional em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarreia, tremores, falta de ar e crises alérgicas, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração clínica.

Muitos casos de crises alérgicas são resultados da somatização. A alergia é uma resposta ou reação imunológica exagerada feita pelo nosso corpo diante de substâncias que, normalmente, não são nocivas. Ela pode ser causada por vários fatores, um deles emocional. Sendo assim, alergia emocional é desencadeada por fatores emocionais, como estresse, ansiedade, depressão e outros. As alergias emocionais recebem este nome por serem provocadas por fatores psicológicos nos quais o sistema imunológico reage como forma de proteger o nosso corpo.

Por isso é indispensável saber diferenciar entre o estado físico e emocional. As pessoas que são alérgicas em um geral percebem que sintomas são intensificados conforme seu estado emocional, podendo estar relacionado com situações de ansiedade, temor, tensão e estresse que podem piorar os quadros alérgicos.

Não existe um exame que confirme essa ligação, mas o que auxilia muito é a observação do paciente diante de das crises alérgicas e situações de estresse emocional.

Alguns sintomas que podem apresentar essa ligação:

  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Ardência e irritações inflamatórias;
  • Manchas vermelhas em alto relevo;
  • Dificuldade para respirar;
  • Insônia;
LEIA TAMBÉM  O que são pensamentos automáticos?

O tratamento ocorre com uma equipe multidisciplinar como alergistas, dermatologistas e psicólogos, pois reconhecendo essa ligação direta de corpo e mente, é possível trabalhar na cura ou controle dessas doenças. Saber avaliar e cuidar bem dessa relação certamente beneficiará não apenas sua pele, mas você como um todo. Afinal somos seres humanos em que corpo e mente constituem uma unidade. Para uma boa saúde, pensar, agir e sentir precisam estar em equilíbrio.

Alergias emocionais: causas e sintomas

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui